Coimbra acolhe Cimeira de Associativismo e Juventude

A vereadora da Cultura e da Juventude da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, participou, esta manhã, na sessão de abertura da Cimeira de Associativismo e Juventude da Região Centro, que está a decorrer na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A apresentação do Plano Estratégico para as Políticas Locais de Juventude, um documento pioneiro e único para o setor da juventude em Portugal, marca a agenda deste encontro organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com a autarquia, o Programa Erasmus + JA e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, esteve presente na sessão de abertura do evento.

Carina Gomes começou por dar as boas vindas a todos, agradecendo a escolha do local para a realização da Cimeira. A vereadora da Juventude da CM Coimbra salientou algumas das medidas políticas adotadas pela autarquia nesta área. “Instalámos o Conselho Municipal de Juventude em fevereiro de 2015 (…) e queremos que seja um verdadeiro espaço de partilha, de mobilização, de encontro dos jovens com o poder político e de encontro entre as próprias associações, em que todos têm a possibilidade de participar e intervir”, avançou Carina Gomes, acrescentado que já em 2018 o município aprovou “pela primeira vez, normas específicas com critérios objetivos e avaliações transparentes para atribuição de apoios financeiros municipais às associações juvenis”.

Carina Gomes referiu, ainda, que a CM Coimbra entende que a política de juventude deve ser transversal a todas as suas áreas de intervenção e deve projetar-se “nas políticas educativas, de desporto, na participação em iniciativas culturais e artísticas, em ações de voluntariado, na economia social, nas políticas de habitação e no fomento da iniciativa empresarial.”

A Cimeira de Associativismo e Juventude da Região Centro conta com a participação de 28 associações juvenis, 33 dirigentes associativos, 43 técnicos de juventude e cerca de duas dezenas de representantes dos municípios portugueses.

O assunto chave do encontro foi o Plano Estratégico para as Políticas Locais de Juventude, um documento que pretende reforçar o associativismo jovem local, estimulando os jovens a participar mais nas suas comunidades, articulando para o efeito a ação dos jovens, dos políticos e dos técnicos de Juventude.

Este evento está integrado no programa de Cimeiras “Associativismo e Juventude”, promovidas pela FNAJ e pretende auscultar os jovens, desafiando-os a contribuir com novas ideias e sugestões para que, em conjunto com técnicos de Juventude e autarcas, possam ser definidas políticas locais de Juventude. Esta foi a última das sete Cimeiras, cujo objetivo passa por avaliar e identificar as necessidades dos jovens, e contou com a presença, para além da vereadora Carina Gomes e do secretário de Estado João Paulo Rebelo, do presidente da FNAJ, Tiago Rego, e do diretor da agência nacional de Erasmus+ JA, Luís Alves, entre outras personalidades.