Dia do Farmacêutico celebrado em Coimbra

A vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Regina Bento, participou ontem na sessão comemorativa do Dia do Farmacêutico, que decorreu no Convento São Francisco. A autarca, para além de uma mensagem de boas-vindas, salientou “a excelente Faculdade de Farmácia” da Universidade de Coimbra, as “indústrias farmacêuticas de ponta” instaladas no concelho e o papel central dos farmacêuticos no sistema de saúde.

Regina Bento saudou a Ordem dos Farmacêuticos e salientou que a classe assume “um papel central no nosso sistema de saúde”. A vereadora que tem a seu cargo, entre outros, o pelouro da Saúde, destacou que numa altura em que “por todo o Mundo se discute o subfinanciamento” dos sistemas de saúde, “em Portugal, desejamos um SNS universal, gratuito, equitativo no acesso, financiado pelo Orçamento do Estado e com organização e gestão pública, descentralizada e participada", missão "para a qual estamos todos convocados”.

A cerimónia contou ainda com a presença da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, que elogiou o que de melhor se faz em Coimbra. “O setor da distribuição moderniza, emprega, qualifica, expande o país a partir do Centro para outras geografias. Mas faz mais: reabilita, preserva e acarinha com respeito a sua polis e as suas raízes”, destacou a bastonária, referindo-se à cooperativa Plural.

A cerimónia ficou marcada por várias homenagens, nomeadamente, e de forma póstuma, a José Maria Roque Lino; aos profissionais que completaram 50 anos de carreira; e a Alda Couceiro, que recebeu a medalha de honra da Ordem.