CM Coimbra investe 985 mil euros na requalificação dos caminhos pedonais na Cruz de Celas e Loios

No segundo dia de uma semana dedicada especialmente à mobilidade, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, assinou, esta manhã, o auto de consignação da empreitada Caminhos Pedonais – Cruz de Celas e Loios. A obra fica a cargo da empresa Construcentro – Construções Civis do Centro, Lda. e representa um investimento de 985 mil euros para a melhoria das acessibilidades pedonais em termos de segurança, conforto e eliminando barreiras a pessoas com mobilidade reduzida.

Momentos antes da leitura do auto de consignação, Manuel Machado falou com os jornalistas, explicando o alcance dos trabalhos e evidenciando a prioridade pela mobilidade pedonal, sem depreciar que a circulação rodoviária seja mais fluida do que atualmente acontece no Largo Cruz de Celas.

O presidente da autarquia destacou que esta obra pretende, também, “aumentar as condições de atratividade desta zona, através da criação de mais espaços verdes neste nó estratégico da cidade”.

“Nesta intervenção o Cruzeiro de Celas, que apesar de ser uma réplica – o original, que fez parte do Convento de Celas, está junto à igreja de Castelo Viegas – será mantido”, assegurou o presidente da CM Coimbra.

O presidente da autarquia agradeceu a disponibilidade demonstrada pelo arquiteto Vasco Cunha “que nos apresentou uma ideia que trará melhorias a este espaço”.

Esta intervenção está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e visa a requalificação do espaço público no Largo Cruz de Celas e Alameda Calouste Gulbenkian, nas ruas Bernardo Albuquerque, Augusto Rocha, Lourenço de Almeida Azevedo e Bernardim Ribeiro e na Ladeira dos Loios, num investimento de 984.588,78 euros (IVA incluído).

Os trabalhos preveem, para além da construção e remodelação de passeios, a introdução de corrimões onde necessário e a reformulação de cruzamentos viários, que irão transformar o Largo Cruz de Celas numa praça mais aprazível, com maior área de passeios e ajardinada. Também está prevista a execução de infraestruturas de água, saneamento, eletricidade e telecomunicações.

Esta é a segunda de três empreitadas de requalificação do espaço público que a CM Coimbra consigna durante esta semana, inserida no programa oficial da Semana Europeia da Mobilidade, num investimento global superior a dois milhões de euros.

Consulte aqui o programa oficial da Semana Europeia da Mobilidade – Coimbra 2018: https://goo.gl/3yxeoG