Coimbra recebe esta semana mais de 5000 novos estudantes

Nos próximos dias “chegarão a Coimbra mais de 5000 novos estudantes”. A informação foi avançada pela vereadora Regina Bento, ontem, no período antes da ordem do dia da reunião do executivo municipal. A autarca congratulou “as Instituições do Ensino Superior” de Coimbra e salientou que “o Município de Coimbra tem feito uma forte aposta para não deixar ninguém para trás” durante o percurso escolar.

A vereadora destacou ainda que os novos estudantes esperados em Coimbra nos próximos dias “revitalizam as suas instituições de ensino e, naturalmente, a cidade”.

Pelos resultados obtidos nesta primeira fase pela Universidade, pelo Instituto Politécnico e pela Escola Superior de Enfermagem, “as Instituições do Ensino Superior estão de parabéns”, salientou.

No entanto, prosseguiu Regina Bento, “para chegar a esta fase, ao Ensino Superior, é preciso criar bases sólidas ao nível dos ensinos básico e secundário”, sendo que “todo o percurso até aqui obriga a uma mobilização geral das famílias, das escolas, dos professores e das próprias autarquias de forma a fazer ver que o percurso adequado para qualificarmos a nossa vida coletiva é o ensino superior”.

A vereadora concluiu salientando a aposta da autarquia “para que todos os que frequentem o ensino básico e secundário possam chegar ao Ensino Superior, seja ao nível dos passes escolares gratuitos, seja no que diz respeito às refeições escolares e aos manuais, assim como na disponibilização de outros apoios sociais às famílias mais carenciadas”.

Recorde-se que, para este ano letivo, a Câmara Municipal de Coimbra reforçou o apoio às famílias e investe mais de 5 milhões de euros em ação social e transportes escolares, medidas que visam garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos dos agregados familiares e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e à fixação de famílias no concelho.