Manuel Machado na abertura da FAGIC

A abertura da FAGIC - Feira de Artesanato, Gastronomia, Indústria e Comércio, organizada pela União de Freguesias (UF) de Taveiro, Ameal e Arzila, contou, ontem, com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado. A celebrar cinco anos de existência, o certame que decorre até domingo (dia 9 de setembro), no Largo da Junta, visa a valorização dos diferentes aspetos económicos, turísticos e culturais da região.

Manuel Machado desejou uma “boa festa e uma boa feira”. O autarca salientou, de seguida, que “Coimbra é a cidade das 31 freguesias, e cada uma das freguesias integra Coimbra”, destacando que “quando uma se engrandece (…) todas as outras beneficiam”.

Para o presidente da CM Coimbra, “estes esforços conjugados são essenciais para uma promoção ativa e válida, e para que as pessoas, moradores e visitantes, tenham gosto pela sua terra”, sublinhou. “Que a quinta edição da FAGIC seja um sucesso”, concluiu Manuel Machado, momentos antes do corte da fita que marcou a abertura solene do certame, ao som da Filarmónica União Taveirense.

A FAGIC 2018 acolhe 70 stands com expositores, distribuídos por espaços dedicados à exposição de artesanato, bem como as tradicionais tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo e coletividades de Taveiro, Ameal e Arzila, que irão dar a provar aos visitantes os sabores típicos da região. O tecido empresarial das três freguesias, e de outras vizinhas, também está presente no certame.

Os Red, Piruka e a cantora popular Rosinha, além de outros talentos locais como a Filarmónica União Taveirense, o DJ Hélio Taborda ou RMusic, prometem animar a Feira, que contará ainda, no domingo, com a realização do III Grande Prémio de Ciclismo.

O ato inaugurativo contou ainda com a presença do vereador da CM Coimbra, Carlos Cidade, e do presidente da UF de Taveiro, Ameal e Arzila, Jorge Mendes, para além de outras individualidades.