Rua Borges Carneiro interrompida ao trânsito até 17 de agosto para requalificação

A rua Borges Carneiro, na Sé Velha, estará interrompida temporariamente ao trânsito, de 9 a 17 de agosto, para trabalhos no âmbito da empreitada de requalificação do Largo de S. Salvador, de forma a permitir uma intervenção ao nível das infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de saneamento.

Esta empreitada está a cargo da empresa Obra Magna, Lda., por deliberação da Câmara, de 27/11/2017, e representa um investimento de 211.984,14 euros (IVA incluído), tendo um prazo de execução de 240 dias.

A obra foi consignada a 6 de junho de 2018, no Largo de S. Salvador, numa cerimónia em que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, destacou a importância de uma obra que irá contribuir para a melhoria de um espaço público e que atualmente apresenta níveis elevados de degradação. “É uma obra especialmente sensível (…) e é com enorme gosto que a fazemos” referiu o presidente da CM Coimbra, referindo-se ao facto desta empreitada ser realizada numa zona classificada como Património Mundial da UNESCO.

Esta empreitada de requalificação do Largo de S. Salvador consiste, essencialmente, na modernização das redes existentes ao nível do subsolo e na repavimentação integral do Largo, com lajetas de granito, o que irá promover a segurança e o conforto na circulação pedonal ou automóvel, na implementação de um sistema de recolha de lixos domésticos e na criação de uma zona de estar e de fruição.

O objetivo passa por criar condições para um melhor funcionamento das habitações, estabelecimentos e restantes edificações existentes na zona, contribuindo, assim, para a criação de um espaço mais agradável e com relevante interesse histórico e turístico.

A sul do Largo será criada uma zona de estar com sombra, através da plantação de uma árvore de pequeno porte. A rede elétrica passará de aérea para enterrada, com iluminação de LED, e as redes existentes no subsolo serão também modernizadas, através da instalação de rede de gás natural, remodelação da rede de abastecimento de água, separação da rede de esgotos em redes domésticas e pluviais e revisão da rede de dados. Serão também instalados equipamentos que permitam disponibilizar acesso gratuito à internet aos utentes do espaço público.

Os trabalhos abrangem todo o perímetro do Largo de S. Salvador e do início dos arruamentos que para ele convergem e atravessam, alargando-se ao tramo superior da Rua do Cabido e a toda a extensão do Beco das Condeixeiras, para assim melhorar a acessibilidade à fachada posterior do Museu Nacional Machado de Castro.