Liliana Carona vence 7.ª edição do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas

O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas foi ontem entregue a Liliana Carona, numa cerimónia que decorreu na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), instituição que “deu” a Liliana Carona as personagens e o motivo da reportagem vencedora da sétima edição, que dá a conhecer vencedores do festival europeu da canção para pessoas com deficiência.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, esteve presente na cerimónia e anunciou que a autarquia, em parceira com o Município da Lousã, está a fazer todos os esforços para que, em 2019, o festival europeu da canção para pessoas com deficiência tenha lugar em Coimbra, no Convento São Francisco.

Carina Gomes informou ainda que já iniciou conversações com a Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, instituição a que compete a organização.

O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra e o Diário de Coimbra, que pretende homenagear o Eng.º Adriano Lucas. Atribuído anualmente, este prémio visa estimular os trabalhos na área do jornalismo, que divulguem, preferencialmente, os temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras e igualmente promover o aparecimento de jovens talentos.

Adriano Lucas nasceu em Coimbra a 14 de dezembro de 1925. Licenciou-se no Instituto Superior Técnico em Lisboa, em 1949, e além de um homem ligado à comunicação social, foi empresário ligado a diversas empresas, desde o ramo automóvel, indústrias gráficas ou às emblemáticas Fábricas Triunfo. Mas foi, sem dúvida, a comunicação social regional que o consagrou. Foi editor do Diário de Coimbra, de 1945 a 1975, e seu diretor, de 1975 a 2011 (após a sua morte Diretor in Memoriam).

Fundou o Diário de Aveiro em 1985, o Diário de Leiria e o Diário de Viseu, em 1987, e a Rádio Regional de Aveiro em 1989. Foi, ainda, fundador/administrador do Centro Protocolar de Formação de Jornalistas (CENJOR) e da NP – Notícias de Portugal. Faleceu a 21 de março de 2011.

Presentes na cerimónia estiveram ainda o director-adjunto do Diário de Coimbra, João Luís Campos, a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Clara Almeida Santos e o jornalista Jorge Castilho.