Manuel Machado saúda solução do Governo para o IP3

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, saudou hoje a requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu e Coimbra, depois da sessão de apresentação da requalificação integral da via, que decorreu nos Paços do Concelho de Tábua, e que contou com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. O traçado irá ficar com perfil de autoestrada, sem portagens, e representa um investimento de 140 milhões de euros do Orçamento do Estado.

Manuel Machado considera que o projeto do Governo "é a forma de resolver bem as coisas". Para o também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), trata-se de "uma boa solução" e uma "forma útil de resolver construtivamente para a comunidade".

Em declarações hoje aos jornalistas, e já em Tondela, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a requalificação do IP3 deverá durar três a quatro anos e que o tempo de viagem vai ser reduzido em um terço.

Segundo Pedro Marques, a primeira intervenção, que já conta com projeto e avaliação de impacto ambiental, deverá arrancar em 2019, entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, que abrange a zona mais crítica do IP3, na zona da Livraria do Mondego.

"Começamos já com obra no próximo ano com aquilo que já tem projetos e fazemos o resto dos projetos e avaliações de impacto ambiental" enquanto essa primeira intervenção decorre, disse o governante, que espera que a requalificação integral do IP3 esteja concluída num prazo de "três a quatro anos", após o início da obra, em 2019. Ou seja, a intervenção poderá estar concluída no final da próxima legislatura.

O ministro sublinhou que 85% do traçado vai ficar com perfil de autoestrada - com duas faixas em cada sentido -, quando hoje o IP3 apenas tem um quinto da via com esse perfil.

Pedro Marques sublinhou que a alternativa à requalificação do IP3 passaria pela "construção de autoestradas com portagens, que onerariam as famílias e as empresas".

Questionado sobre a possibilidade de, no futuro, o IP3 ser transformado numa autoestrada como aconteceu no IP5, o ministro assegurou que o Governo "está a fazer esta obra assim para não transformar o IP3 numa autoestrada com portagens".

"É compromisso do Governo", frisou.

CMC / LUSA