Limpeza das faixas de gestão de combustível é uma prioridade

Assumindo a limpeza das faixas de gestão de combustível como uma prioridade, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) desenvolveu, esta manhã, uma ação de limpeza florestal na encosta da Rua da Liberdade, na União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades. Manuel Machado salientou que “enquanto está a decorrer o trabalho a cargo dos particulares a autarquia está a intervir em terrenos municipais que precisam de ser tratados”, garantindo que estão a ser feitos “todos os esforços para isto funcionar e correr bem”. Os vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes e o presidente da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, Fernando Abel, também participaram na iniciativa.

“A primeira prioridade tem de ser a limpeza das faixas de gestão de combustível, para evitar a aproximação do fogo às habitações e aos aglomerados, que é o que estamos aqui a fazer”, destacou o presidente da Câmara de Coimbra. O autarca explicou que o local foi escolhido para esta demonstração pela natureza do terreno, pela proximidade das habitações e pela escola nas imediações da mata, evidenciando “a utilidade pública da intervenção”.

Manuel Machado esclareceu ainda que a autarquia, numa próxima etapa, irá procurar juntar à limpeza a reflorestação com espécies adequadas, uma solução para a gestão florestal a longo prazo.

Também nesse âmbito, a CMC já constituiu a primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF), que foi anunciada no passado dia 15 de fevereiro (ler notícia aqui), à qual se seguirão outras duas. As ZIF promovem não só a gestão como também o reordenamento florestal e representam um investimento municipal superior a meio milhão de euros, referiu o edil.

Manuel Machado anunciou ainda a criação de uma segunda equipa de sapadores florestais no concelho de Coimbra, acordo alcançado esta semana. “Nós temos uma equipa de sapadores florestais que operam o ano inteiro, no âmbito da Proteção Civil municipal. Agora, por acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes, irá criar-se uma outra equipa de sapadores florestais que terá cinco elementos” e cujos encargos serão partilhados pela CMC e pela ANPC.

Também o Presidente da República, o Primeiro-ministro e outros membros do Governo estiveram hoje, em diversas localidades do país, em iniciativas de limpeza florestal organizadas em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).