Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora 50 anos

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) deu início, esta manhã, ao programa de comemorações (denominado “No Centro da Luta Contra o Cancro”) que, durante o ano de 2018, vai celebrar o 50.º aniversário da instituição. A vereadora da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Regina Bento, que tem a seu cargo, entre outros, o pelouro da Saúde, esteve presente na cerimónia inaugural, que decorreu na sede do NRC-LPCC.

“Começo por endereçar os mais sinceros parabéns ao Núcleo Regional do Centro pela sua atividade e a todos os profissionais e voluntários que, durante estas cinco décadas, centraram os seus esforços no apoio ao doente oncológico e às suas famílias, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia”. Foi assim que Regina Bento iniciou a sua intervenção na sessão inaugural das comemorações do 50.º aniversário do NRC-LPCC.

A vereadora da CMC fez saber que o Núcleo Regional do Centro poderá sempre contar com a Câmara como parceira nas suas iniciativas. “Este executivo criou, pela primeira vez e formalmente, o pelouro da Saúde, sendo das poucas Câmaras com este pelouro, denotando desta forma a importância que damos a estas causas”, salientou Regina Bento.

A vereadora da CMC não deixou de salientar a iniciativa já levada a cabo pela empresa municipal Águas de Coimbra, denominada “Gota de Solidariedade”, que consistiu em doar 1€ ao NRC-LPCC, por cada nova adesão ao sistema de faturação eletrónica ou o pagamento da fatura por débito direto que, juntamente com a venda de cantis de água, rendeu mais de nove mil euros à instituição.

Por fim, Regina Bento deixou uma mensagem de esperança, fazendo votos para “que este seja um ano de muitas iniciativas produtivas e de muitas vitórias nesta luta contra o cancro”.

Também presentes na sessão inaugural destas comemorações estiveram Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Carlos Oliveira, Presidente do NRC-LPCC e Vítor Rodrigues, da direção do NRC-LPCC.

Nesta sessão foi ainda lançado um carimbo dos CTT, comemorativo da data, e foi prestada homenagem a Dário Cruz e Rocha Alves, fundadores do núcleo. O encerramento da sessão coube ao “Coro ao Centro”.

Estas comemorações têm como objetivo sensibilizar o que cada um, a título individual, e todos, em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na sociedade e divulgar a missão e os serviços prestados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e, em particular, o Núcleo Regional do Centro. O programa de comemorações é vasto, decorre durante todo o ano de 2018 e termina, no final do ano, com uma grande gala no Convento São Francisco.