Manuel Machado recebeu embaixador de Espanha nos Paços do Município

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu hoje, nos Paços do Município, o embaixador da Espanha em Portugal, Eduardo Gutiérrez Sáenz de Buruaga. Uma visita de cortesia, no âmbito do aprofundamento das relações e vínculos entre as nações, na qual o diplomata se fez acompanhar pelo vice-cônsul.

A reunião começou com Manuel Machado a descrever a história da cidade, passando depois para uma caraterização do seu contexto e situação atuais e de como as instituições de ensino superior transferiram conhecimento para o tecido económico, o que resultou, e resulta, no surgimento de empresas que dominam tecnologias de ponta e têm capacidade para se imporem nos mercados internacionais. O IPN, por exemplo, “é espaço onde CMC, Universidade de Coimbra e acionistas estabelecem parcerias para melhor acolherem as empresas”, salientou o autarca.

Entre outros aspetos, o presidente da CMC salientou Coimbra enquanto primeira capital de Portugal, do panteão nacional e do papel da sua Universidade, no nosso país e no mundo, explicando que, devido à sua ancestralidade, Coimbra tem a capacidade de acolher pessoas com culturas, religiões e convicções diferentes entre si.

O fortalecimento das relações com Coimbra e as geminações existentes com Santiago de Compostela e Salamanca foram outro dos assuntos abordados na conversa entre o diplomata e o presidente da CMC.

Eduardo Buruaga, que ocupa o cargo de Embaixador da Espanha em Portugal, desde julho de 2017, agradeceu a receção e elogiou a beleza e a hospitalidade de Coimbra, que são sempre muito agradáveis.