Câmara apoia Festas das Latas 2017 com valor superior a 22 mil euros

O executivo camarário aprovou, por maioria (com um voto contra do vereador do movimento Cidadãos por Coimbra), na sua reunião do passado dia 18, a atribuição de um apoio logístico, licenciamentos e isenção do pagamento de taxas relativas à realização da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2017. O evento vai decorrer de 4 a 8 de outubro, na Praça da Canção, Largo da Sé Nova e Pátio das Químicas.

O apoio da CMC à festa de receção aos novos estudantes totaliza 22.121,95 euros, sendo que desses, 766,25 euros são referentes à isenção do pagamento de taxas relativas a licenças necessárias à realização do evento e o restante valor diz respeito a diversos apoios, designadamente logísticos.

Esta é a segunda festa estudantil mais relevante da cidade e celebra a tradição académica de acolher os novos estudantes que ingressaram no ensino superior. Uma festa que fomenta a integração e o convívio entre os estudantes e que, todos os anos, conta com o apoio da CMC para a sua realização.

O apoio da autarquia na realização deste evento estudantil divide-se por: 3510 euros de consumos elétricos e custos com pessoal; 3099,60 euros para o serviço da Polícia Municipal; 5307,35 euros para a colocação de contentores de 800 litros no Parque da Canção e no Pátio das Químicas e para operações diárias de limpeza e recolha de resíduos; 362,82 euros para o Serviço Municipal de Proteção Civil; 766,25 euros pela isenção de taxas relativas a licenças especiais de ruído, de recinto improvisado, de recinto de diversão provisória e de espetáculos e divertimentos nas vias e lugares públicos; 6287,64 euros para o serviço da Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS).

A este valor falta ainda calcular o custo com os meios humanos e materiais para a realização de cortes de trânsito, gestão e fiscalização do trânsito pelas entidades policiais, que aguarda parecer vinculativo da PSP.

O apoio da CMC à Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) para a realização da Festa das Latas 2017 implica, ainda, o cumprimento de todas as normas nomeadamente as que dizem respeito aos horários das licenças especiais de ruído e às suas limitações.

A DG/AAC terá ainda de apresentar um seguro de responsabilidade civil no valor de 500.000 euros, que abranja todos os eventos da Festa das Latas 2017, e prestar uma caução no valor de 25.000 euros, para garantir o pagamento de eventuais danos nos espaços municipais, com a requerente a comprometer-se à reposição dos locais de domínio público e privado do município, onde se realizam os eventos, nos exatos termos e condições em que os encontrou antes da realização da Festa das Latas.