CMC reforça frota dos SMTUC com quatro novos miniautocarros

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, apresentou esta manhã (leia aqui as declarações do presidente durante a sessão), na praça 8 de Maio, quatro novos miniautocarros de passageiros que adquiriu para reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Estas quatro viaturas integram um lote de sete que custaram aos cofres camarários 418.000 euros (c/IVA), sendo que três delas já se encontram ao serviço e foram apresentadas no final do passado mês de abril.

O atual executivo da CMC tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante o presente mandato, o que corresponde a um investimento municipal de 3,3 milhões de euros. A lista de aquisições inclui 10 autocarros novos, 10 autocarros usados, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e 7 miniautocarros, quatro dos quais foram hoje apresentados. Um esforço que permite apresentar atualmente uma frota dos SMTUC composta por 141 autocarros com uma média de idades de 13 anos.

Indicadores que ainda vão melhorar, tendo em conta que, no passado dia 21 de julho, o presidente da CMC, Manuel Machado, assinou, em Lisboa, os “Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento aprovadas” para a aquisição de 10 novos autocarros 100% elétricos e respetivos sistemas de carregamento, com financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no âmbito da “Eficiência Energética nos Transportes Públicos Coletivos de Passageiros”.

A aquisição de 10 novos autocarros elétricos e respetivos sistemas de carregamento terá o custo total de 4.389.945 euros (+IVA), dos quais 2.237.453,25 euros são comparticipados por fundos comunitários e os restantes 2.152.491,75 euros suportados pela CMC.

Os novos veículos hoje apresentados são da marca Mercedes, modelo 516 CDI e têm capacidade para 22 passageiros. Foram adquiridos à Sodicentro, Lda., com adaptação de carroçaria da Mobipeople, Lda., ambas empresas com representação em Coimbra.

O serviço que é realizado pelos veículos desta tipologia era anteriormente efetuado por 9 viaturas que apresentavam uma média de idade de 19 anos. Agora, os SMTUC passam a ter disponíveis 16 miniautocarros e a média de idades foi reduzida em cerca de 50%. Ao nível da emissão de gases poluentes estas viaturas cumprem com as mais recentes normas ambientais EURO VI.

A renovação gradual da frota que a CMC tem promovido é fundamental para a redução dos custos associados à manutenção e exploração, diminuindo as despesas gerais dos SMTUC. Nesse sentido, a CMC tem trabalhado em parceria com a Stratio Automotive, empresa sediada na aceleradora do Instituto Pedro Nunes (IPN) desde 2016.

A Stratio Automotive analisa e prevê a ocorrência, em tempo real, de problemas e desgastes mecânicos em mais de 50 autocarros dos SMTUC, proporcionando assim a resolução desses problemas, muito antes de se tornarem em avarias graves. Como resultado, refira-se que o número de ocorrências/avarias em 2013 era de 10.760 por ano e, em 2017, o registo é de 1958 até ao mês de julho.