CMC apoia reabilitação da futura sede da Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou ontem um protocolo de cedência gratuita de instalações à Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês (CANFA), para instalação da respetiva sede.

Manuel Machado elogiou a atividade da CANFA, que se “tem preocupado com a qualidade de um produto endógeno tradicional, cultural e de convívio”. O presidente da CMC destacou que o edifício municipal agora cedido à CANFA necessita de uma intervenção profunda e que, nesse sentido, a CMC irá apoiar no projeto e na reabilitação do imóvel, destacando uma equipa municipal para acompanhar a obra.

Em declarações aos jornalistas, Manuel Machado explicou que a estratégia camarária passa por intervir em edifícios abandonados, reabilitando-os e dando-lhes uma “finalidade coletiva”, em vez da construção nova.

O presidente da CANFA, Rui Rosa, afirmou que este é um passo importante para a associação: “que nos enche de orgulho.” “Aquele foi o imóvel que sempre idealizámos para a nossa associação”, concluiu.

O imóvel, propriedade do Município, situa-se na Estrada Nova, n.º 8, em Almalaguês, junto à sede da Junta de Freguesia de Almalaguês. A cedência é válida por cinco anos, podendo ser renovada, a pedido da CANFA. A confraria utilizará este espaço para a realização de reuniões e atividades relacionadas com gastronomia, tecelagem e viticultura, bem como eventos de lazer e desporto, como é o caso do Trail dos Negalhos e da Caminhada dos Negalhos. Como contrapartida, a CANFA compromete-se, entre outros aspetos, a participar nas iniciativas do Município quando solicitado.