CMC comparticipa aquisição de carrinha para transporte de pessoas com mobilidade reduzida

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião desta segunda-feira, um apoio financeiro de 12.159,74 euros a conceder pelo Município ao Centro Social e Paroquial da Pedrulha, no sentido de comparticipar a aquisição de uma carrinha para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. O apuramento deste montante resulta da aplicação da grelha de critérios do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, publicado em Diário da República em dezembro último.

O montante destina-se a cofinanciar a aquisição de uma carrinha, pois esta irá possibilitar o transporte em segurança dos idosos que frequentem a resposta social Centro de Dia e dos idosos que beneficiam do Serviço de Apoio Domiciliário, proporcionando a estes a participação nas atividades dinamizadas pela instituição, podendo o equipamento ainda ser rentabilizado para a prática de outros serviços e respostas prestadas pela instituição.

De referir que o Centro Social e Paroquial da Pedrulha tem ainda aprovado um financiamento, no valor de 13.000 euros, por parte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para a aquisição da carrinha que deverá ter o custo total de 32.771,94 euros.

O Centro Social e Paroquial da Pedrulha é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, e tem por objetivo principal contribuir para a promoção integral da população, através da ação social, da cultura, assente num espírito de solidariedade humana, cristã e social. Ao longo dos últimos anos, tem participado em diversas estruturas de parceria, destacando-se a sua participação no Conselho Local de Ação Social de Coimbra (CLAS/C) e na Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Coimbra, sendo um dos parceiros que integra o Núcleo Executivo desta comissão.

Assim, o Centro Social e Paroquial da Pedrulha tornou-se numa instituição de apoio social de referência para a população residente na área geográfica da sua abrangência, quer pelos serviços e respostas sociais que disponibiliza, quer também pelo trabalho de acompanhamento e apoio social que é dispensado junto das famílias mais carenciadas.