Parte da Rua Venâncio Rodrigues com acesso automóvel reservado a residentes, PJ e cargas e descargas

A circulação automóvel em parte da Rua Venâncio Rodrigues passa, a partir do próximo dia 8 de agosto, a ser permitida apenas a moradores e à Polícia Judiciária (PJ), sendo ainda possível, em determinados períodos, fazer cargas e descargas, dando assim seguimento à deliberação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tomada no passado dia 20 de junho.

A criação desta zona de acesso destinada a residentes e à PJ, em parte da Rua Venâncio Rodrigues (entre as interseções das ruas Alexandre Herculano e Castro Matoso), tem em conta que esta é uma via com um número de lugares de estacionamento deficitário relativamente à procura. Assim, para aumentar a possibilidade dos moradores e das forças de segurança terem acesso aos lugares de aparcamento disponíveis, este troço de via passará a integrar uma zona de acesso condicionado e, por isso, sujeito ao Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado.

Para ser possível uma fiscalização efetiva da legitimidade de acesso, serão emitidos cartões, à PJ e aos moradores, que concedem direito a estacionamento nos locais permitidos para o efeito.

O lado direito da via continuará a ser totalmente reservado ao estacionamento da PJ, enquanto do lado esquerdo passará a existir uma zona de estacionamento destinada a moradores, outra área de estacionamento (dez lugares) também destinada às forças de segurança e uma zona de estacionamento com dois lugares para cargas e descargas, que terá limitação máxima de 15 minutos de permanência, sendo possível a sua utilização apenas nos dias úteis, das 9h00 às 11h00 e das 16h00 às 18h00.

Será ainda mantido o lugar existente reservado a pessoas com mobilidade reduzida. Por outro lado, os três lugares de estacionamento que estavam atribuídos aos Serviços Médicos da Universidade de Coimbra serão retirados, tendo em conta a mudança das instalações deste serviço.