Antonino Antunes e Mário Simões da Costa, antigos autarcas de S. Martinho do Bispo, homenageados no Dia da Freguesia

No dia em que a Freguesia de S. Martinho do Bispo comemorou 913 anos, o executivo da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades homenageou Antonino de Moura Antunes e Mário Simões da Costa - dois antigos autarcas locais, recentemente desaparecidos -, através do descerramento de placas toponímicas em seu nome. Antonino de Moura Antunes designa, desde ontem, uma rua na Urbanização do Parque Residencial e Mário Simões da Costa uma artéria junto à Piscina Municipal Luís Lopes da Conceição.

Várias dezenas de familiares e amigos dos dois homenageados estiveram presentes na emocionada cerimónia de descerramento das placas toponímicas. Entre os amigos destes dois antigos presidentes da Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo estava também Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). “Quer um, quer outro partiram mais cedo do que expectável e do que todos nós queríamos. Mas é justo reconhecer que quer o Sr. Antonino, quer o Mário Simões cumpriram o seu dever, fizeram tudo o que tinham para fazer com determinação, coragem, seriedade e amizade e fizeram muito por S. Martinho do Bispo e por Coimbra”, salientou Manuel Machado.

O presidente do Município sublinhou ainda que “cada qual a seu jeito, cada qual com o seu feitio, empenharam-se nas causas comuns das nossas comunidades. Foi já aqui referida a questão do desporto, da cultura, mas também da Feira dos 23. Um e outro ajudaram a que conseguíssemos acabar com aquela situação inaceitável que havia na Feira dos 7 e dos 23, onde os vendedores andavam de galochas com lama até aos joelhos”. O presidente da CMC destacou ainda que, “quando uma comunidade homenageia os seus na sua toponímia está a engrandecer-se também por si própria e está a fazer perdurar na memória coletiva e para os vindouros que houve pessoas boas, que em determinada época desempenharam funções de responsabilidade e fizeram-no honrada e abnegadamente”, concluiu o autarca, que felicitou os familiares e amigos de Antonino de Moura Antunes e de Mário Simões da Costa.

Também presentes na cerimónia estiveram Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e o vereador da CMC, Carlos Cidade. Jorge Veloso salientou que o executivo por si liderado decidiu “homenagear duas pessoas que justificaram plenamente esta homenagem enquanto autarcas, enquanto presidentes de junta, enquanto cidadãos”. Emocionado, o presidente da União de Freguesias falou sobre os dois homenageados que muito melhoraram a sua terra e a vida dos seus concidadãos.

Na cerimónia também houve oportunidade para se ouvir Maria de Aragão, viúva de Antonino de Moura Antunes, que acompanhada pela neta, Catarina Serra, agradeceu, também emocionada, a presença dos amigos e, especialmente, dos autarcas responsáveis por esta homenagem. Paulo Costa, filho de Mário Simões da Costa, acompanhado pela esposa e filhos, salientou a emoção do momento em que vê o nome do seu pai ser dado a uma rua nas imediações das piscinas municipais, equipamento com que ele sempre tinha sonhado construir na freguesia.