Câmara de Coimbra amortiza empréstimo de 5 milhões de euros

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem, por unanimidade, o pagamento antecipado de um empréstimo no valor de quase cinco milhões de euros. O dinheiro tinha sido emprestado pelo Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional (IFDR) para liquidar parte da comparticipação nacional da construção do Convento São Francisco de que o Município é beneficiário através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).

A amortização foi decidida porque o juro do empréstimo é alto (3,901%) e porque o Município dispõe de capacidade financeira para o fazer. A CMC já tinha pago 165.726,74 euros deste empréstimo, devendo atualmente 4.834.273,26 euros.
Ao fazer esta amortização antecipada, a Câmara de Coimbra poupa mais de um milhão de euros em juros. Em concreto, 1.199.057,65 euros.