CMC atribui 1 M€ aos SMTUC para a compra de cinco autocarros novos

executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou ontem, por unanimidade, a atribuição de uma comparticipação financeira por parte da autarquia, no valor de quase um milhão de euros (999.621 euros c/IVA), aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), para o fornecimento de cinco autocarros novos de transporte urbano de passageiros.

Uma comparticipação que surge na sequência do contrato celebrado, no dia 13 de abril, entre a CMC e a empresa CARBUS – Veículos e Equipamentos, Lda., contrato esse que recebeu o visto do Tribunal de Contas no passado dia 11 de maio. Os autocarros podem, agora, ser entregues, no prazo de 60 dias a contar da data do visto do Tribunal de Contas.

A comparticipação financeira está prevista nas Grandes Opções do Plano para 2017 da CMC, para aquisição e renovação da frota e outros apoios aos SMTUC, e o financiamento da despesa com o referido concurso, de fornecimento de 5 autocarros novos de transportes urbanos de passageiros, também foi assumida numa declaração de compromissos de dia 16 de fevereiro.

O procedimento decorreu e o contrato foi celebrado entre a CMC e a CARBUS – Veículos e Equipamentos, Lda., no passado dia 13 de abril, tendo recebido mais recentemente, no dia 11 de maio, o visto do Tribunal de Contas. Agora, os 5 autocarros podem ser entregues no prazo de 60 dias a contar da data do visto do Tribunal de Contas. Os SMTUC indicam ainda que o pagamento deverá ocorrer entre 7 e 12 de agosto, pelo que solicitam que a transferência da CMC seja efetuada antes destas datas.

No mandato do atual Executivo da CMC, o esforço de renovação da frota dos SMTUC traduziu-se num acréscimo de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário na ordem dos 3,3 milhões de euros. Além destes cinco autocarros novos, a lista inclui 10 autocarros usados, outros 5 autocarros novos, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros que recentemente entraram ao serviço e mais 4 miniautocarros cuja entrega se prevê até final de ano.

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária, uma vez que o contingente apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70 mil km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.