Câmara investe 133.000 euros na reabilitação do Centro de Estágio Habitacional do Bolão

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, ontem, o investimento de 133.000 euros (c/IVA) na reabilitação do Centro de Estágio Habitacional situado no Bolão. A intervenção no Centro de Estágio Habitacional (Parque de Nómadas) - cuja construção data de janeiro de 2005 -, tem como fundamento a reposição de condições de habitabilidade, uma vez que, nos 12 anos entretanto decorridos, apenas foram realizados trabalhos de reparação pontuais.

Deste modo, pretende-se evitar a continuação da degradação das unidades pré-fabricadas, tanto as habitacionais como o pavilhão social, constituídas por painéis de madeira de pinho malhetado e asnas de madeira pré-fabricadas, principalmente nas fachadas voltas a sul e poente, zona de maior exposição solar. As habitações, no seu interior, necessitam igualmente de algumas obras de reabilitação. Está também previsto o fornecimento e execução de arrumo e alpendre cobertos para cada uma das unidades habitacionais.

Os trabalhos a efetuar constam genericamente de remoção de revestimento de fachadas, reposição de novos madeiramentos em madeira de pinho tratado, pintura com produtos hidrófugos e conservantes à cor existente, remates com mata juntas nas fachadas e tetos de beiral, remoção, consequente aplicação, e fornecimento de mosaicos e azulejos, tratamento de caixilharias interiores e exteriores, aplicação e reparação de móveis de cozinha e respetivos equipamentos; fornecimento e aplicação de portas e portadas de madeira e reparação das redes de gás. Fornecimento e instalação de arrumos e alpendres e implementação de equipamento de cozinha no pavilhão social.

Uma vez que o valor previsto para esta empreitada é inferior a 150.000 euros, de acordo com o Código dos Contratos Públicos será lançado um procedimento concursal por ajuste direto com convite a cinco empresas.