2017

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acionou o Programa de Ação de Contingência para Vagas de Frio, previsivelmente até dia 7 de fevereiro, anunciou o presidente da CMC, Manuel Machado, na reunião do executivo camarário que está a decorrer. Recorde-se que a Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC), no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), lançou um aviso à população, esta segunda-feira, devido à previsão da diminuição da temperatura mínima, com valores a situarem-se entre os -4 e…
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, assistiu, na tarde de sexta-feira, à cerimónia de homenagem à iniciativa “Lojas de Saber”, com a atribuição do nome do projeto ao auditório do Exploratório. A nova designação perpetua a iniciativa de João José Pedroso de Lima. A sessão contou ainda com a presença do diretor do Exploratório, Paulo Trincão, da dinamizadora da “Lojas de Saber”, Margarida Pedroso, e do vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. No final coube a Rui de Alarcão…
A Câmara Municipal de Coimbra informa que não haverá recolha de resíduos e limpeza urbana nos feriados de 25 de dezembro de 2017 e 1 de janeiro de 2018, tendo em conta a tradição religiosa e a reunião das famílias. Nesse sentido, solicita-se aos munícipes a contenção possível na deposição de resíduos nestes dias. Na véspera dos feriados – dias 24 e 31 de dezembro -, a recolha de resíduos e limpeza urbana culminará mais cedo do que o habitual devido ao encerramento antecipado das…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, assinaram hoje, nos Paços do Município, um acordo resolutivo que consiste na reversão, para o Município, do terreno do antigo Hospital Pediátrico. Dando seguimento à deliberação da reunião do executivo municipal, de 27 de novembro de 2017, foi hoje assinado o acordo resolutivo que define a reversão, a favor do Município, do terreno do antigo Hospital Pediátrico, bem como…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou hoje o orçamento para 2018, no valor de 106.339.849 milhões de euros, que representa um aumento de cerca de 12,3% em relação ao orçamento de 2017. A proposta foi aprovada durante uma sessão extraordinária do executivo municipal, com os cinco votos favoráveis dos socialistas, a abstenção do eleito da CDU e os votos desfavoráveis dos três membros da bancada do PSD e dos dois vereadores do movimento Somos Coimbra. O documento prevê perto de 85 milhões de euros…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) iniciou, ontem, a remoção de elódea-africana no canal da margem esquerda do Parque Verde do Mondego. A situação foi detetada pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra alertando para a presença da espécie Lagarosiphon major (elódea-africana). Tratando-se de uma espécie invasora agressiva, de controlo obrigatório, cuja presença coloca em risco a biodiversidade autóctone e os serviços ecológicos das massas de água, mas também se revela um grande constrangimento à navegabilidade do canal e ao seu uso para…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu hoje, nos Paços do Município, o embaixador da Espanha em Portugal, Eduardo Gutiérrez Sáenz de Buruaga. Uma visita de cortesia, no âmbito do aprofundamento das relações e vínculos entre as nações, na qual o diplomata se fez acompanhar pelo vice-cônsul. A reunião começou com Manuel Machado a descrever a história da cidade, passando depois para uma caraterização do seu contexto e situação atuais e de como as instituições de ensino superior transferiram conhecimento para…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou, esta manhã, o tradicional presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), instalado no respetivo quartel, situado na Avenida Mendes Silva, mantendo uma tradição iniciada há mais de 90 anos. O vice-presidente da CMC, Carlos Cidade, os vereadores, Carina Gomes, Jorge Alves, e o comandante da CBSC, Paulo Palrilha, entre outras personalidades, também participaram na inauguração. E se o presépio da CBSC já é mágico o momento de inauguração foi ainda mais abrilhantado…
A cooperativa de distribuição de medicamentos Plural inaugurou, esta manhã, a sua nova sede, no n.º 35 da Rua Manuel Madeira, local onde já laborou a antiga Fábrica de Cervejas de Coimbra, na Zona Industrial da Pedrulha. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, marcou presença na iniciativa, na qual participaram ainda a presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, e o anfitrião, presidente do…
A proposta para a recuperação das infraestruturas danificadas nas intempéries de 2016 foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo municipal de ontem. A empreitada ficará a cargo da empresa Construcentro – Construções Civis do Centro, Lda, pelo valor de 165.998,82 (mais IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 180 dias, depois de ter vencido o concurso com outras 6 empresas.Esta empreitada prevê intervenções em seis zonas do concelho, situadas nas freguesias de Ceira, Cernache, Santo António dos Olivais,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para adjudicação da empreitada “Caminhos Pedonais de Cruz de Celas/Baixa, Santa Clara, Arregaça e Lóios – Troços Cruz de Celas/Baixa e Arregaça/Lóios” à empresa Construcentro – Construções Civis do Centro, Lda., pelo valor de 928.857,34 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 300 dias. A obra, que visa a requalificação dos dois caminhos pedonais, faz parte da ação do…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, foi reeleito, hoje, presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A eleição foi anunciada ao início da tarde, no retomar dos trabalhos do XXIII Congresso da associação, que decorre durante todo o dia de hoje, em Portimão. No seu discurso de abertura do Congresso, Manuel Machado destacou o “momento particularmente sólido, positivo, saudável e afirmativo do poder autárquico em Portugal”. O reeleito líder da ANMP destacou o trabalho realizado pela Casa Comum…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, é recandidato à presidência do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no seguimento de um amplo consenso. Manuel Machado, que lidera a ANMP desde 2013, recandidata-se para continuar a valorizar a casa comum do poder local.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, nos Paços do Município, o contrato de aquisição de 220 novos pontos de acesso gratuito à internet, com o administrador da empresa Gonksys S.A., Gonçalo Figueiredo Veiga. Este é um investimento da autarquia no valor de 464.120,73 euros (já com IVA incluído) para alargar e melhorar este serviço. Dos novos “hotspots”, 150 serão instalados nas viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e 31 em cada uma das sedes, atuais…
Os engenheiros estão reunidos no Convento São Francisco (CSF) para discutir os novos desafios que a transformação digital está a trazer ao setor e à sociedade. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou, ontem, na sessão de abertura do XXI Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros, que termina hoje. Presentes na sessão estiveram também o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, o presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, na Sala de Sessões dos Paços do Município, seis contratos de trabalho socialmente necessário, permitindo, assim, que estas pessoas otimizem as suas competências socioprofissionais e mantenham contacto com o mercado de trabalho. Estes contratos inserem-se no âmbito das medidas “Contrato Emprego-Inserção” (CEI), promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), e são destinadas, respetivamente, a titulares do subsídio de desemprego ou do subsídio social de desemprego e do Rendimento Social de…
O vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, esteve hoje presente nas cerimónias comemorativas do 99º aniversário do Armistício da Grande Guerra 1914-1918 e do 43º aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que decorreram na Praça Heróis do Ultramar e foram organizadas pelo Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes. Carlos Cidade depositou uma coroa de flores, em nome da CMC, no monumento aos Heróis do Ultramar, à semelhança do que sucedeu com representantes de outras entidades políticas, militares e civis. A…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de ontem, uma proposta de adjudicação da empreitada “Parque Verde do Mondego – Margem Direita – Ampliação dos edifícios de restauração e Requalificação dos pisos envolventes” à Garfive, Lda., pelo valor de 777.943,64 euros (a que acresce o IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 180 dias. Os principais espaços de restauração do Parque Verde do Mondego – área que ficou popularmente conhecida como “docas” –…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de minuta de contrato da empreitada “Ponte Pedonal na Praia de Palheiros e Zorro”, a celebrar entre a CMC e a sociedade Conduril – Engenharia, S.A.. A empreitada será realizada pelo valor de 579.916,63 euros (IVA incluído) e terá um prazo de 180 dias para a sua conclusão. A futura ponte será definitiva – ao contrário do anterior passadiço de madeira, que obrigava à sua reposição quando…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, o projeto de execução da empreitada de “Reabilitação do edificado de caráter social dos Bairros do Ingote e do ex-IGAPHE – 1ª fase”, no âmbito do PAICD (Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas)/PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano). A ação engloba a reabilitação das partes comuns interiores e exteriores (acessos, fachadas e coberturas) dos lotes 11, 14, 16, 18 e 26 do Bairro do Ingote, a qual…