2017

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, na Sala de Sessões dos Paços do Município, seis contratos de trabalho socialmente necessário, permitindo, assim, que estas pessoas otimizem as suas competências socioprofissionais e mantenham contacto com o mercado de trabalho. Estes contratos inserem-se no âmbito das medidas “Contrato Emprego-Inserção” (CEI), promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), e são destinadas, respetivamente, a titulares do subsídio de desemprego ou do subsídio social de desemprego e do Rendimento Social de…
O vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, esteve hoje presente nas cerimónias comemorativas do 99º aniversário do Armistício da Grande Guerra 1914-1918 e do 43º aniversário do fim da Guerra do Ultramar, que decorreram na Praça Heróis do Ultramar e foram organizadas pelo Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes. Carlos Cidade depositou uma coroa de flores, em nome da CMC, no monumento aos Heróis do Ultramar, à semelhança do que sucedeu com representantes de outras entidades políticas, militares e civis. A…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de ontem, uma proposta de adjudicação da empreitada “Parque Verde do Mondego – Margem Direita – Ampliação dos edifícios de restauração e Requalificação dos pisos envolventes” à Garfive, Lda., pelo valor de 777.943,64 euros (a que acresce o IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 180 dias. Os principais espaços de restauração do Parque Verde do Mondego – área que ficou popularmente conhecida como “docas” –…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de minuta de contrato da empreitada “Ponte Pedonal na Praia de Palheiros e Zorro”, a celebrar entre a CMC e a sociedade Conduril – Engenharia, S.A.. A empreitada será realizada pelo valor de 579.916,63 euros (IVA incluído) e terá um prazo de 180 dias para a sua conclusão. A futura ponte será definitiva – ao contrário do anterior passadiço de madeira, que obrigava à sua reposição quando…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, o projeto de execução da empreitada de “Reabilitação do edificado de caráter social dos Bairros do Ingote e do ex-IGAPHE – 1ª fase”, no âmbito do PAICD (Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas)/PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano). A ação engloba a reabilitação das partes comuns interiores e exteriores (acessos, fachadas e coberturas) dos lotes 11, 14, 16, 18 e 26 do Bairro do Ingote, a qual…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, o projeto de reabilitação do imóvel Casa das Cruzes, sito no Palácio Confusos e Rua das Esteirinhas, no âmbito da ação Residência Ganhar Autonomia – PARU (Planos de Ação de Regeneração Urbana)/PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano). O custo da obra está estimado em 870.068,69 euros (mais IVA à taxa legal em vigor). O projeto base de arquitetura já tinha sido aprovado em reunião de Câmara, no início de…
Trinta postes da rede de tração elétrica dos troleicarros começaram ontem a ser substituídos, depois de detetada essa necessidade para garantir a total funcionalidade e segurança do serviço. A obra foi adjudicada pelo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) à empresa Helenos S.A., pelo valor de 60.872,75€ (+ IVA), nos termos previstos pelo Código dos Contratos Públicos. A necessidade de intervenção em alguns postes da rede de tração elétrica foi detetada após um levantamento efetuado pelos SMTUC e de…
Manuel António, que foi presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra de 1991 a 1993 e de 1995 a 2016, foi, esta tarde, homenageado pela instituição na qual terminou recentemente o seu mandato como presidente. Pelo reconhecido trabalho desenvolvido em prol da instituição e dos utentes, foi descerrada uma placa evocativa desta homenagem, no átrio do edifício do ambulatório do IPO. Presente na cerimónia, presidida por Frederico Valido, presidente da comissão organizadora da homenagem, esteve o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel…
O concerto solidário "É Preciso Acreditar" juntou, ontem à noite, alguns dos mais conceituados artistas nacionais, no Convento São Francisco, por uma boa causa. À ideia de André Sardet associou-se, de imediato, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que cedeu o espaço, e a RTP que esteve em direto da Praça 8 de Maio durante todo o dia e transmitiu o concerto no canal 1. No final, a vontade e solidariedade de todos resultou em cerca de 135 mil euros angariados para ajudar as vítimas…
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, está hoje em Coimbra, onde foi distinguido, esta manhã, com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), numa cerimónia que teve como apresentante o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão, que decorreu na Sala dos Capelos, contou ainda, entre outros, com a presença do primeiro-ministro António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, do reitor da UC, João Gabriel Silva, e do comissário europeu Carlos Moedas. “Esta universidade…
O arquiteto Vasco Cunha foi hoje homenageado numa cerimónia organizada pelo Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra (NARC) em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município. O presidente da CMC, Manuel Machado, abriu a cerimónia e destacou que, apesar de ser um ato excecional, “é uma honra receber no Salão Nobre da Câmara Municipal esta cerimónia de homenagem” a Vasco Cunha.O autarca salientou que Vasco Cunha foi vereador da CMC no passado e “foi…
O Salão Nobre do Município de Coimbra encheu, esta manhã, para receber a Sessão Solene de Instalação dos Órgãos do Município. Manuel Machado, presidente reeleito nas eleições autárquicas de 1 de outubro, saudou “o espírito democrático com que decorreram as eleições”, traçou as prioridades para o próximo mandato e salientou que o “principal desígnio para a gestão municipal de Coimbra” passa por “promover a auto-estima dos conimbricenses, dinamizar o investimento e apoiar a atividade das empresas”. “Quero, em primeiro lugar, saudar o espírito democrático com…
A Casa da Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, situada no antigo Colégio da Trindade, foi inaugurada, esta manhã, pelo primeiro-ministro, António Costa. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, esteve presente na cerimónia, que contou também com o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e com o diretor da Faculdade de Direito da UC, Rui de Figueiredo Marcos. A Casa da Jurisprudência será um novo centro de ensino e de investigação na área das ciências…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu, esta manhã, no seu gabinete, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, e o comandante da Brigada de Intervenção, brigadeiro-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa. A visita integrou-se nas celebrações do Dia do Exército, que se comemora a 24 de outubro, e que evoca a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e Patrono do Exército. Manuel Machado e o general Rovisco Duarte…
Convidamos para a Sessão Solene de Instalação dos Órgãos do Município de Coimbra que se realiza no próximo dia 26 de outubro, quinta-feira, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Município.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, destacou hoje a necessidade de conhecer e aplicar os saberes das pessoas que vivem mais anos. O autarca falava, em Coimbra, na sessão de encerramento das III Jornadas Técnicas Residências Montepio, este ano subordinadas ao tema "Reabilitação - Pontes com a sociedade". Manuel Machado começou por recordar o projecto ageing@coimbra, que envolve a CMC e outras instituições "de estudo e aplicação do envelhecimento ativo". Segundo o autarca, "é importante estudar as questões do envelhecimento, mas…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou hoje, na apresentação pública dos, no âmbito do Portugal2020, que decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco. A cerimónia contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, do presidente da AICEP, entre muitas outras personalidades. No início da sessão, Manuel Machado deu as…
A Câmara Municipal de Coimbra assinalou o 107.º aniversário da Implantação da República Portuguesa em três momentos: hastear da bandeira nos Paços do Município, deposição de uma coroa de flores no túmulo de José Falcão (1841–1893), junto à Igreja de Santo António dos Olivais, e deposição de uma coroa de flores no monumento a António José de Almeida (1866–1929). O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, destacou José Falcão como “um lutador pela República, pela cultura, pela educação e outras funções notáveis que…
 A SIC voltou hoje a animar a Baixa de Coimbra, concretamente a Praça 8 de Maio, mostrando o que tem feito ao longo dos seus 25 anos de existência. Tal como ontem, a presença do canal de Carnaxide atraiu muitas pessoas, que contactaram de perto com algumas caras conhecidas do grande público, como Diana Chaves ou Maria Botelho Moniz.Ao final da tarde voltou a realizar-se um casting nacional. E, mais logo, o espetáculo multimédia de “vídeo mapping” pode ser novamente visto, projetando, na fachada da…
As comemorações dos 25 anos da SIC proporcionaram, ontem à noite, um espetáculo interativo que projetou imagens na Igreja de Santa Cruz. Para os interessados, este “vídeo mapping” volta a passar hoje, às 21h30, 22h00 e 22h30. No show foi possível recordar muitos dos programas e das figuras que fizeram a SIC ao longo do último quarto de século. Nomes comos Catarina Furtado, Henrique Mendes, Júlia Pinheiro ou Conceição Lino são apenas alguns exemplos de figuras que fizeram ou ainda fazem os dias da SIC.…