2017

A recém-inaugurada Linha do Botânico, que possibilita a travessia pelo interior da Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em dois miniautocarros híbridos e descapotáveis, está a ser um sucesso. Só no mês de julho, e contabilizando apenas a partir do dia 3 (a inauguração decorreu dia 2), a Linha do Botânico contou com 2889 utilizadores. Um número expressivo para o mês de arranque, em pleno verão, sobretudo tendo em conta que a linha foi utilizada, na sua maioria, por quem comprou o bilhete…
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aterrou ao início desta tarde, em Coimbra, no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB). Depois de ter cumprimentado elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR estacionados no aeródromo, bem como da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, o Chefe de Estado seguiu, por estrada, em direção a Pedrogão Grande. Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa aterrou no AMBB no passado dia 5 de agosto. “É a primeira vez que aterro em Coimbra”, garantiu,…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, afirmou hoje que a construção do primeiro troço da Via Central, que irá ligar a Av.ª Fernão de Magalhães à Rua da Sofia, “é um passo crucial para a recuperação do centro histórico de Coimbra e para a reconciliação da cidade com o seu núcleo urbano original”. O autarca discursava após a assinatura do auto de consignação desta intervenção há muito necessária na Baixa de Coimbra (aceda aqui a outro artigo). A cerimónia contou com…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinou hoje o auto de consignação da empreitada “Via Central - Nova Mobilidade na Baixa - Espaço Público Av.ª Fernão De Magalhães/Rua Da Sofia – 1.º Troço”. A obra fica assim entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., como deliberado na reunião da CMC de 20 de março último, depois de esta empresa ter vencido o concurso público lançado em novembro de 2016. O valor da empreitada é de 627.055,13 euros (c/IVA) e a construtora dispõe agora de…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, desativou o Plano Municipal de Emergência às 11h00 de hoje. Recordamos que o plano tinha sido ativado às 19h40 do passado dia 11 de agosto devido aos incêndios que atingiram o concelho de Coimbra.
Informamos que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, ativou o Plano Municipal de Emergência às 19h40 de hoje. A decisão deve-se aos incêndios que atingem, nesta altura, Vil de Matos/Mourelos e Lamarosa/Casal do Bom Despacho. Pode consultar aqui o Plano Municipal de Emergência de Coimbra
O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou hoje que a obra de desassoreamento do Mondego tornará o rio “mais resistente aos riscos de cheias”. O líder do Governo discursava após a assinatura do auto de consignação desta intervenção há muito necessária (aceda aqui a outro artigo), uma cerimónia que contou ainda com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, além de inúmeras outras personalidades. O Primeiro-Ministro avisou que, neste verão, “ninguém pode esquecer o…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinou hoje o auto de consignação da empreitada “Desassoreamento da Albufeira do Açude-Ponte de Coimbra”. A obra fica assim entregue à cossignatária Mota Engil – Engenharia e Construção S.A., pelo valor de 4.031.139,59 euros (c/IVA), dispondo agora a empresa de um prazo de 730 dias para a concretizar. Dada a relevância desta intervenção, a cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes e do presidente da CMC, Manuel Machado (aceda aqui…
O Primeiro-Ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, participam no auto de consignação da empreitada da obra de desassoreamento do Rio Mondego – Albufeira de Coimbra, que se realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto, pelas 11h30, na Ponte Pedonal e ciclável (em fase de conclusão), junto ao Açude-Ponte de Coimbra. Os trabalhos de desassoreamento visam repor o leito do rio em níveis próximos dos registados em 1985, ano da construção do Açude-Ponte de Coimbra, estando prevista a retirada de…
O terreno da Quinta da Casa Amarela, situada na freguesia de Santo António dos Olivais, está a ser limpo coercivamente, desde a passada quinta-feira, 3 de agosto, por ordem do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado. Trata-se de uma ação de limpeza para “preventivamente limpar a faixa de gestão combustível de 50m de aproximação às casas em todo aquele território”, como informou o presidente da CMC, na reunião camarária realizada na última segunda-feira. Depois de tomadas as providências necessárias e de chamadas…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o presidente da direção da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Vítor Marques, assinaram, ao final da tarde de ontem, um protocolo de colaboração que implica uma comparticipação financeira, por parte do Município, no montante de 55.000 euros. A vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, e os membros da direção da APBC, António Cruz e Pedro Sousa, também estiveram presentes no ato. A atribuição, por parte da CMC, deste apoio…
A Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou, no passado dia 19 de julho, a candidatura da requalificação da antiga igreja do Convento São Francisco, com um valor de investimento total de 2.128.469,24 euros, um investimento elegível de 500.000 euros, uma taxa de comparticipação FEDER de 85%, o que corresponde a um financiamento comunitário de 425.000 euros. A requalificação da antiga igreja do Convento São Francisco, já concluída, contou com projeto do arquiteto Gonçalo Byrne. Para além de recuperar as fachadas,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, o projeto de arquitetura de um novo hangar no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB), pretensão apresentada por uma empresa privada. O futuro pavilhão de apoio aeronáutico obteve já uma decisão global favorável por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e uma declaração emitida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra autorizando a empresa requerente a promover o licenciamento. A nova infraestrutura apresentará uma área de…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de parceria apresentada pela Fundação da Juventude, tendo em vista a participação do Município na 3.ª edição do Programa Millennium de Bolsas de Investigação Cidade e Arquitetura. A participação da CMC neste programa será efetuada através de financiamento de uma bolsa para o projeto vir a ser desenvolvido na cidade, no valor de 2250 euros; comparticipação nos custos de seleção e consultadoria do programa, no valor de…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião desta segunda-feira, um apoio financeiro de 12.159,74 euros a conceder pelo Município ao Centro Social e Paroquial da Pedrulha, no sentido de comparticipar a aquisição de uma carrinha para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. O apuramento deste montante resulta da aplicação da grelha de critérios do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, publicado em Diário da República em dezembro último. O montante destina-se a cofinanciar a aquisição…
A Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva solicitou a disponibilização de um espaço em Coimbra para sede da referida associação. Perante este pedido, o executivo camarário aprovou, por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, a cedência de uma sala, e o que dela faz parte integrante, no “pavilhão B” ou “pavilhão sul”, na Praça da Canção. A associação terá ainda direito a usufruir das partes comuns do respetivo edifício. Para esta cedência de espaço será efetuado um Protocolo de Colaboração com a Associação Regional…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião do dia 7 de agosto, uma proposta para os jovens dos 12 aos 30 anos terem acesso gratuito a espaços municipais desportivos e culturais no Dia Internacional da Juventude, que se celebra no dia 12 de agosto. O conjunto de infraestruturas municipais que nesse dia terão entrada livre para os jovens são o Centro Olímpico de Piscinas Municipais, as Piscinas Municipais Rui Abreu, as Piscinas Municipais de Celas e o Museu…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, na reunião de ontem, a concessão de um apoio de 20 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Ameal. O montante servirá como comparticipação das obras de recuperação de bens patrimoniais e com interesse histórico da Igreja Paroquial, nomeadamente a intervenção de conservação e restauro dos dois retábulos existentes naquele templo – o Retábulo Mor e o Retábulo de N. Sr.ª de Fátima – de estilo neoclássico e em muito mau estado…
A Infraestruturas de Portugal (IP) autoriza a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a abrir uma ligação rodoviária entre as avenidas Fernão Magalhães e Cidade Aeminium, através da Rua Padre Estêvão Cabral. A autorização consta de uma missiva, assinada por António Laranjo, presidente da IP, e dirigida ao presidente da CMC, Manuel Machado. No entanto, os termos finais deste acordo deverão ainda ser afinados entre os dois responsáveis. A futura passagem irá partir da ligação pedonal já existente na zona. Prevê-se o alargamento do respetivo pavimento…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião do dia 7 de agosto, uma operação urbanística – incluindo projeto de arquitetura - que visa a construção de 32 fogos (30 T0 e dois T1) no antigo Teatro Sousa Bastos, edifício situado na Alta da cidade e que há décadas se apresenta em estado de ruína. Trata-se de um investimento privado que ronda 2 milhões de euros e prevê a cedência, à CMC, de uma área com 724,30 m2, para…