2017

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, destacou hoje a necessidade de conhecer e aplicar os saberes das pessoas que vivem mais anos. O autarca falava, em Coimbra, na sessão de encerramento das III Jornadas Técnicas Residências Montepio, este ano subordinadas ao tema "Reabilitação - Pontes com a sociedade". Manuel Machado começou por recordar o projecto ageing@coimbra, que envolve a CMC e outras instituições "de estudo e aplicação do envelhecimento ativo". Segundo o autarca, "é importante estudar as questões do envelhecimento, mas…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou hoje, na apresentação pública dos, no âmbito do Portugal2020, que decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco. A cerimónia contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza, do presidente da AICEP, entre muitas outras personalidades. No início da sessão, Manuel Machado deu as…
A Câmara Municipal de Coimbra assinalou o 107.º aniversário da Implantação da República Portuguesa em três momentos: hastear da bandeira nos Paços do Município, deposição de uma coroa de flores no túmulo de José Falcão (1841–1893), junto à Igreja de Santo António dos Olivais, e deposição de uma coroa de flores no monumento a António José de Almeida (1866–1929). O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, destacou José Falcão como “um lutador pela República, pela cultura, pela educação e outras funções notáveis que…
 A SIC voltou hoje a animar a Baixa de Coimbra, concretamente a Praça 8 de Maio, mostrando o que tem feito ao longo dos seus 25 anos de existência. Tal como ontem, a presença do canal de Carnaxide atraiu muitas pessoas, que contactaram de perto com algumas caras conhecidas do grande público, como Diana Chaves ou Maria Botelho Moniz.Ao final da tarde voltou a realizar-se um casting nacional. E, mais logo, o espetáculo multimédia de “vídeo mapping” pode ser novamente visto, projetando, na fachada da…
As comemorações dos 25 anos da SIC proporcionaram, ontem à noite, um espetáculo interativo que projetou imagens na Igreja de Santa Cruz. Para os interessados, este “vídeo mapping” volta a passar hoje, às 21h30, 22h00 e 22h30. No show foi possível recordar muitos dos programas e das figuras que fizeram a SIC ao longo do último quarto de século. Nomes comos Catarina Furtado, Henrique Mendes, Júlia Pinheiro ou Conceição Lino são apenas alguns exemplos de figuras que fizeram ou ainda fazem os dias da SIC.…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, adjudicou ontem a compra de 220 novos pontos de acesso gratuito à internet. A maior parte destes dispositivos, 150, destinam-se a ser colocados em viaturas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que passam a disponibilizar internet gratuita pela primeira vez. Os restantes 70 vão ser instalados em pontos fixos: 31 nas sedes de antigas e atuais juntas de freguesias e os outros 39 destinam-se a reforçar a rede de acesso gratuito à…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou, esta tarde, na sessão de abertura da 14.ª, que decorre pela primeira vez em Coimbra e em Portugal, no Convento São Francisco (CSF). A sessão contou também com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e da investigadora na área da geografia da saúde na UC e responsável pela organização da conferência, Paula Santana. Uma importante conferência internacional, que conta com 650…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, descerrou hoje as placas de dois novos topónimos, situados no Bairro da Relvinha: a Rua Fundadores da Semearrelvinhas e a Rua Dr. Alfredo José Soveral Martins, que entroncam ambas na conhecida Rua José Afonso. Retiradas as bandeiras que cobriam as placas, por Manuel Machado e por Jorge Vilas - rosto e voz da Cooperativa Semearrelvinhas -, foi a vez de as dezenas de populares que acompanharam o os dois momentos entrarem na sede da cooperativa.…
Um grande amigo, um grande pintor, um grande conimbricense. A morte dele deixa-nos comovidos, naturalmente. A família dele merece as nossas sinceras condolências e a cidade também está de luto porque acaba de morrer um grande conimbricense, um grande pintor, um apaixonado pela vida, que partiu cedo demais e de forma inesperada. Tivemos oportunidade – e fizemo-lo – de homenagear o trabalho de Pedro Olayo (filho) ao referenciá-lo, adotando o seu nome na galeria de exposição de pintura que inaugurámos recentemente, com ele, com os…
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, acompanhou, ontem, um grupo de 25 profissionais do Fórum Turismo 2.1, numa visita ao Convento São Francisco (CSF). A visita do grupo de estudantes e profissionais de viagens, turismo e eventos, oriundos maioritariamente da zona centro, insere-se num conjunto de visitas, realizadas pelo “Fórum Turismo 2.1”, a locais como a Casa da Música, no Porto, ou o Meo Arena, em Lisboa. O grande auditório do CSF foi o primeiro local que o grupo…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou, hoje, na sessão de encerramento do 37.º Colóquio Nacional da Associação de Trabalhadores da Administração Local (ATAM), na antiga igreja do Convento São Francisco (CSF). O evento, que teve início na segunda-feira, foi presidido pelo presidente da direção da ATAM, Francisco Alveirinho, e contou com a presença da diretora da Direção Geral da Administração e Emprego Público, Joana Ramos, além de outras individualidades. No discurso de encerramento, Manuel Machado defendeu o descongelamento das carreiras…
O executivo camarário aprovou, por unanimidade, na sua reunião da passada segunda-feira, um pedido de isenção de Imposto Municipal de Imóveis (IMI) apresentado pela IPN Incubadora. Esta isenção será submetida a deliberação da Assembleia Municipal de Coimbra que reúne esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Concretizando-se esta isenção, a mesma representará uma poupança de 15.311,60 euros para a tesouraria da IPN Incubadora. O edifício sede da atividade da IPN Incubadora tem vindo a gozar, desde a sua entrada em atividade, em 2007,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, um plano de obras, a propor à EDP, para execução em 2018, no valor de 668.483 euros. O plano tem por base o Contrato de Concessão celebrado entre as duas entidades, conjugado com o valor da renda paga pela EDP à CMC em 2016 (3.411.600 euros). O plano de obras para 2018 inclui projetos elaborados pela CMC já aprovados, nele constando: Rede de Iluminação Pública (IP) na Avenida Sá da…
O executivo camarário aprovou, por maioria (com um voto contra do vereador do movimento Cidadãos por Coimbra), na sua reunião do passado dia 18, a atribuição de um apoio logístico, licenciamentos e isenção do pagamento de taxas relativas à realização da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2017. O evento vai decorrer de 4 a 8 de outubro, na Praça da Canção, Largo da Sé Nova e Pátio das Químicas. O apoio da CMC à festa de receção aos novos estudantes totaliza 22.121,95 euros,…
O caso de estudo previsto no âmbito da participação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) na 3.ª edição do Programa Millennium de Bolsas de Investigação “Cidade e Arquitetura”, promovido pela Fundação Juventude, deverá incidir no espaço cedido para sala polivalente de atividades culturais no antigo Teatro Sousa Bastos. Uma proposta efetuada pela CMC, a pedido da Fundação Juventude, que foi ontem aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário. A proposta surge no âmbito da parceria celebrada entre a Fundação Juventude e a CMC, com…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta de adjudicação da “Ponte Pedonal na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro” à empresa Conduril-Engenharia, S.A, pelo valor de 579.916,63 euros e um prazo de construção de 180 dias. A futura ponte definitiva consiste na execução de uma estrutura metálica sobre o Rio Mondego, ligando as duas margens para garantir a acessibilidade à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, substituindo assim o passadiço de madeira temporário existente,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião da passada segunda-feira, a abertura do concurso público da empreitada “Rua para Todos/Alta – Requalificação da Rua da Ilha, Rua Guilherme Moreira, Rua José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo do Hilário”, com um preço base de 771.283,08 euros (c/IVA) e um prazo de execução de 240 dias. Uma intervenção integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, que visa a requalificação do espaço público e…
A abertura do concurso público da empreitada “Rua para Todos/Alta – Repavimentação e remodelação de infraestruturas da Rua dos Coutinhos, Rua do Colégio Novo, Rua da Fonte Nova e Rua Joaquim António Aguiar”, pelo valor base de 592.317,40 euros (c/IVA) e com um prazo de execução de 270 dias, foi ontem aprovado, por maioria, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Uma intervenção que está incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e que pretende melhorar a mobilidade pedonal…
A nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Mondego, em Coimbra, entrou em funcionamento esta tarde. Ao mesmo tempo, o tabuleiro rodoviário inferior do Açude Ponte também foi reaberto ao tráfego rodoviário. “Está aqui evidenciada a necessidade”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, ao observar a rápida entrada em circulação de carros, peões e ciclistas, assim que foram retiradas as vedações nas duas extremidades dos tabuleiros pedonal/ciclável e rodoviário. A nova ligação pedonal e ciclável permite o atravessamento, em…
O 38.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi assinalado esta manhã, no Parque Verde do Mondego, junto ao Pavilhão de Portugal. A cerimónia contou com a presença de António Arnaut, principal impulsionador do SNS, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, entre outras personalidades.A 15 de setembro de 2009, a Liga de Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a Liga dos Amigos do Hospital dos Covões plantaram aqui uma oliveira, símbolo da paz, por ocasião do 30.º aniversário…