Prémios Municipais de Coimbra

A dinâmica de um Município pode aferir-se também quando uma sociedade participativa e interessada se envolve, deliberadamente, nos assuntos locais. A instituição de prémios é, simultaneamente, um apelo e uma recompensa a este envolvimento. Os prémios estimulam a criatividade, valorizam o trabalho, incentivam o empenhamento, proporcionando novos desafios.
A Câmara Municipal de Coimbra pretende dar a conhecer a relação de todos os prémios que promove. É uma iniciativa, que já conta com uma tradição de cerca de trinta anos, detentora de uma considerável diversidade temática. É, também, um exemplo de boas práticas culturais autárquicas. Coimbra revela, desta forma, a força da sua marca cultural.

1. PRÉMIO DE JORNALISMO ADRIANO LUCAS

Prémio de Jornalismo Adriano Lucas 2018

Abertura do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas - Edição 2018
Formulário de candidatura

Prémio de Jornalismo Adriano Lucas 2017

Abertura do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas - Edição 2017
Novos prazos de entrega de trabalhos concorrentes ao Prémio Municipal de Jornalismo Adriano Lucas
Criação do Prémio | A Câmara Municipal de Coimbra deliberou, em 4 de Abril de 2011, criar o Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, com o objetivo de incentivar e de promover os trabalhos na área do jornalismo, privilegiando o género reportagem, que tenham como propósito, preferencialmente, a divulgação de temas relacionados com Coimbra e a região das Beiras. O Prémio resulta da parceria Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra e "Diário de Coimbra".
Premiados
Ata da reunião do júri do prémio de Jornalismo Adriano Lucas

Vencedor: Liliana Carona
Título do trabalho: Maior que o Mundo
_______________________________________________________________________________________________________________________________

2. PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO JOSÉ COCHOFEL / CASA DA ESCRITA
Regulamento

Criação do Prémio | A Câmara Municipal de Coimbra deliberou, em 8 de Novembro de 2011, criar o Prémio Literário João José Cochofel / Casa da Escrita destinado a galardoar a melhor obra em Língua Portuguesa (poesia, ficção ou ensaio), preferencialmente relacionado com Coimbra. O Prémio é concedido, bienalmente, no ano da não realização das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa.

3. PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITECTURA DIOGO DE CASTILHO

Ata da Reunião do Júri 2017
Criação do Prémio | O Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho foi proposto por deliberação da Câmara Municipal, em reunião de 4 de maio de 1995, e a sua criação foi aprovada pela Assembleia Municipal, em sessão de 5 maio do mesmo ano, com o objetivo de promover e incentivar a qualidade arquitetónica de novas edificações, assim como a recuperação e reabilitação de imóveis que contribuíssem significativamente para a valorização e salvaguarda do património arquitetónico de Coimbra.

4. PRÉMIO EDMUNDO DE BETTENCOURT

Abertura do Prémio Edmundo Bettencourt/Canção de Coimbra - Edição 2017
Criação do Prémio | Por deliberação do Executivo Municipal, em reunião de 25 de Novembro de 2002, foi instituído o Prémio Edmundo de Bettencourt, em homenagem ao poeta-cantor presencista, a realizar bienalmente aquando das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.
O prémio visa conceder, por parte da Câmara Municipal de Coimbra, o apoio financeiro à edição do melhor trabalho discográfico de originais apresentado no formato CD, no género Canção de Coimbra, que se candidate para o efeito, promovendo assim a criação de novos temas e o aparecimento de novos valores neste género musical.

5. PRÉMIO LITERÁRIO MIGUEL TORGA / CIDADE DE COIMBRA
Abertura do prémio Literário Miguel Torga / Cidade de Coimbra - Edição 2017
Premiados
Criação do Prémio | A Câmara Municipal de Coimbra instituiu o Prémio Literário Miguel Torga /Cidade de Coimbra, a conceder bienalmente aquando da realização das Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel, a 4 de Julho, tendo sido atribuído pela primeira vez em 1984, com o intuito de galardoar uma obra inédita em Língua Portuguesa na categoria de narrativa, e visando estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores.