Crónicas

A COLECÇÃO de Crónicas do AHMC é constituída por um conjunto documental de volumes manuscritos oferecidos ao Arquivo Histórico Municipal de Coimbra.
A designação Crónicas título escolhido para esta colecção de livros avulsos de variada proveniência, tem a ver com o carácter de narrativa histórica que estes exemplares apresentam. Neste separador específico do AHMC, divulga-se o seu conteúdo. Consulte o Catálogo Colecção Crónicas Séc. XVI-XVIII - AHMC

Doações

A documentação que constitui esta COLECÇÃO é de índole muito variada, quer quanto ao assunto, quer quanto à tipologia documental que apresenta. Desde manuscritos de carácter literário a registo de bens e propriedades particulares e da Igreja, a diários contabilísticos e processos de carácter judicial entre a Câmara e particulares, de tudo se encontraForam reunidos sob a designação DOAÇÕES, que se refere à forma de aquisição e proveniência destes documentos para o AHMC.Como não constavam do catálogo publicado em 1964, nem de nenhuma relação ou inventário do Arquivo, procedeu-se à sua análise, registo e descrição, para divulgação pública.Neste separador específico do AHMC, divulga-se o seu conteúdo. Consulte o Catálogo Colecção Doações Séc. XVI-XX - AHMC

Pergaminhos Avulsos

Pergaminhos avulsos

A COLECÇÃO de PERGAMINHOS AVULSOS do AHMC é constituída por 129 documentos avulsos, de pergaminho, sendo os mais antigos, as espécies de mais recuada data, existentes no Arquivo Histórico Municipal.
Neste separador específico do AHMC, divulga-se o seu Catálogo.
Gradualmente, serão disponibilizadas neste local as imagens digitais e as transcrições paleográficas.

Continuar...Pergaminhos Avulsos

Planta Topográfica

Planta topográfica da cidade de Coimbra

A Planta Topográfica da Cidade de Coimbra, 1932/34, cartografia obtida por levantamento de fotografia aérea foi uma revolução tecnológica na época.

A C. M. Coimbra entendeu mandar produzir este trabalho com base nesta técnica inovadora, tendo sido a primeira executada em Portugal a grande escala.
A preocupação e prioridade do Município era a melhoria das condições de vida dos seus habitantes, quer na Alta da cidade, quer na zona da Baixa. Todavia, para desenvolver um Plano de Urbanização e melhoramentos era necessário o levantamento da planta da cidade devidamente cotada.
O responsável pela execução deste trabalho foi o Engº Geógrafo José Baptista Lopes e a sua equipa. O AHMC é o depositário de toda essa documentação.

Continuar...Planta Topográfica

Visita Virtual ao AHMC

visitavirtual_wince.jpg

A 9 de Junho comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos. A data evoca, a fundação do Conselho Internacional dos Arquivos, CIA, pela Unesco, em 1948, organismo regulador a nível internacional da área arquivística. Tem como objectivo alertar a sociedade para a responsabilidade que tem na preservação dos arquivos e da sua memória colectiva.

Continuar...Visita Virtual ao AHMC

Festas da Cidade

Festas da rainha Santa Isabel

A cidade de Coimbra organiza há vários séculos, festividades em honra dos seus padroeiros.
No séc. XVIII, a seguir ao Terramoto de 1755, a Rainha Santa Isabel, São Teotónio e os Santos Mártires de Marrocos, foram eleitos  pela Vereação como protectores da cidade contra os infortúnios e intempéries do clima.

Continuar...Festas da Cidade