"Coimbra encontra-se hoje perante enormes desafios, significativas transformações e num momento de viragem, que obrigam a uma atitude pró-activa, inovadora e determinada, para que possa assumir o seu papel no desenvolvimento do país, da região e, em particular, da área por si mais directamente polarizada.  
Neste ano que agora atravessamos (2005), é altura de olhar em frente, sem renegar nunca as nossas raízes e o nosso riquíssimo passado, mas com os olhos postos na modernidade, nas novas tecnologias, nas questões ambientais que a todos devem preocupar. É também altura para ver erguer novos projectos que foram lançados a devido tempo, apesar das dificuldades que, entretanto, dada a frágil conjuntura económica, foram surgindo"  Carlos Encarnação.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Coimbra procedeu ao lançamento do Plano Estratégico (e Plano de Urbanização) de Coimbra, de acordo com um conjunto de princípios e ideias-chave.

Aviso


Plano Estratégico de Coimbra - 1ª fase (Diagnóstico preliminar)

Diagnóstico Preliminar Vol.1/2 
pdf Diagnóstico Preliminar Vol.2/2 
Enquadramento Geo-Estratégico
Diagnóstico Final

Antes da passagem à fase seguinte - Conceptualização Estratégica, precedendo o "Documento Final", considerou-se pertinente relançar e antecipar as fases de participação inicialmente previstas, com vista à obtenção de contributos relevantes através de 4 Fóruns, realizados em 21 e 27 de Junho de 2007, subordinados aos temas eleitos pelos trabalhos até agora realizados e identificados como 4 grandes objectivos estratégicos:

  • Fórum 1: Tecnologia e Conhecimento
  • Fórum 2: Saúde
  • Fórum 3:Turismo e Património
  • Fórum 4: Rendimento e Qualidade de Vida

Com estes Fóruns a CMC pretendeu, assim, dar início a um processo de participação alargado. Estes Fóruns visaram, ainda, uma reflexão do ponto de vista "exterior", sobre a melhor estratégia para o desenvolvimento e abordagem do papel de Coimbra no contexto nacional e de internacionalização.



Plano Estratégico de Coimbra - 2ª fase (Documento Base e Complementar)

Documento Base 
Documento Complementar
Informação técnica nº 1342
Aprovação pela Câmara Municipal
Aprovação pela Assembleia Municipal