Notícias

A proposta de adjudicação da empreitada “Interface Intermodal Coimbra Norte – 1.ª Fase – PEDU (Ligação Parques de Estacionamento Av. Fernão de Magalhães/Rua Padre Estevão Cabral)” à empresa Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda. pelo valor de 487.994,06 euros (mais IVA à taxa legal em vigor), com um prazo de execução de 240 dias, foi aprovada, por maioria, na última reunião do executivo municipal. Uma intervenção integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, que permitirá a circulação direta entre a Av.ª…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de adjudicação da obra “Repavimentação e Modernização de Infraestruturas do Largo de S. Salvador” à empresa Obra Magna, Lda., pelo valor de 199.985,04 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 240 dias. Este é um investimento que procura tornar mais agradável e funcional esse espaço público da zona histórica da cidade, que atualmente apresenta sinais de degradação. O critério…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a abertura de um novo concurso público da empreitada “Rua para Todos/Alta – Repavimentação e remodelação de infraestruturas da Rua dos Coutinhos, Rua do Colégio Novo, Rua da Fonte Nova e Rua Joaquim António Aguiar”, agora pelo valor base de 642.610 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 300 dias. Refira-se que o primeiro concurso público não teve…
O presidente do Conselho de Administração da Plural, Miguel Silvestre, afirmou hoje que não é por causa da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) que as empresas não podem fazer projetos em Coimbra. “Gostava de agradecer a colaboração da Câmara. Não é uma simpatia, é a verdade. Tivemos sempre uma resposta em tempo mais do que aceitável; aliás, não é por aí que as empresas não possam fazer projetos em Coimbra, porque a CMC sempre respondeu e cumpriu na íntegra aquele que é o seu papel”,…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, aprovou ontem a abertura de um concurso para a aquisição de “Estudos de Eficiência Energética” nos bairros sociais da Conchada, Ingote e Rosa, com vista a beneficiar o desempenho energético de 366 frações, nomeadamente através do uso de energias renováveis. A autarquia cumpre, assim, com as obrigações que assumiu na parceria da candidatura submetida ao Centro 2020, na Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética). O preço estimado para a aquisição de serviços é…
O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, deferiu os projetos de arquitetura do futuro Centro de Saúde Fernão de Magalhães e da remodelação do Centro de Saúde de Celas. No primeiro caso, trata-se de uma construção nova, a erigir entre a Av. Fernão de Magalhães e a Rua Padre Estevão Cabral, num espaço que hoje é utilizado como estacionamento. Quanto ao Centro de Saúde de Celas, trata-se de introduzir melhorias funcionais na infraestrutura existente. O futuro edifício do Centro de Saúde…
As receitas obtidas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no ano passado, ao nível da gestão urbanística, superaram a soma dos anos de 2014 e 2015. A revelação foi feita pelo vereador do Urbanismo da CMC, Carlos Cidade, durante o debate “O Direito à Arquitetura e o Exercício da Profissão”, que decorreu no final da tarde de ontem, no Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra (NARC) da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. “Quando a Câmara Municipal de Coimbra tem de receita urbanística,…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou ontem, por unanimidade, uma proposta para fixação do valor pecuniário do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho num montante de 5 mil euros, para esta edição de 2017, bem como a aprovação de uma prorrogação do prazo para a apresentação de candidaturas ao galardão, de modo a que essas possam ser apresentadas até ao próximo dia 19 de junho. O Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho destina-se a distinguir “obras, cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam…
O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, participou ontem na sessão “Há Futuro nos Centros Históricos?”, que decorreu na República dos Galifões. Numa data que assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos, Carlos Cidade manifestou o seu agrado pela preocupação demonstrada pelos repúblicos em relação aos Centros Históricos. O autarca não tem dúvidas de que o futuro do Centro Histórico de Coimbra ficou ainda mais garantido desde que a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia foram integradas na lista de…
Um workshop dedicado à temática das renovações de edifícios de balanço de energia (quase) zero vai decorrer, no próximo dia 1 de março, pelas 14h00, no Anfiteatro do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (na Rua Sílvio Lima). O workshop faz parte do projeto CERtuS, intitulado "Opções Economicamente Rentáveis e Mecanismos de Financiamento para Renovações (Quase) Energia Zero de Edifícios Públicos", cofinanciado pelo Programa Intelligence Energy Europe da União Europeia. O projeto analisa as formas de financiar remodelações de edifícios em larga…
Os deputados da Assembleia Municipal (AM) de Coimbra aprovaram ontem, por maioria, a descida de 0,35% para 0,34% da taxa do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) aplicável aos prédios urbanos. Por seu turno, esta decisão fora aprovada no passado dia 14 de outubro em reunião extraordinária do executivo da Câmara Municipal de Coimbra. A AM de Coimbra aprovou também as restantes decisões em matérias de taxas e impostos antes aprovadas pelo executivo camarário. É o caso da participação variável do Município no IRS, que fica…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra, reunido extraordinariamente esta tarde, aprovou a descida de 0,35% para 0,34% da taxa do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) aplicável aos prédios urbanos (com votos contra do PSD). No caso da participação variável do Município no IRS foi aprovado 4,5%, de novo com votos contra do PSD e, neste caso, com abstenção do vereador da CDU. Já a derrama mereceu unanimidade. Esta incide sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) e mantém a isenção para empresas com faturação…
O executivo da Câmara Municipal da Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de dia 29 de fevereiro, a adjudicação de uma empreitada de “Reconstrução de Muros de Suporte e Outras Obras”.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá iniciar, dentro de poucos dias, a pavimentação do recinto da feira do Bairro Norton de Matos.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, no dia 18 de janeiro, o auto de consignação da obra de “Arranjo Urbano e Paisagístico do Terreiro da Erva incluindo Remodelação de Infraestruturas”. Trata-se de uma intervenção que vai alterar por completo a perceção e uso que hoje predominam neste espaço - em vez de um estacionamento, irá nascer uma praça com esplanadas vocacionada para o lazer e fruição dos cidadãos. Nos últimos dias foram efetuadas sondagens arqueológicas de diagnóstico prévio, que permitiram…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, acompanhou, no dia 5 de janeiro, o arranque dos trabalhos de sondagens arqueológicas previstos no projeto de requalificação do Terreiro da Erva.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) passou a disponibilizar, recentemente, incentivos que se traduzem em poupanças significativas nos custos associados à reabilitação de imóveis ou outras operações urbanísticas. Incentivos que se consubstanciam na redução das taxas previstas no Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, Taxas e Compensações de Coimbra (RMUE).
A 1.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Coimbra consagra a possibilidade de legalizar edificações/operações urbanísticas anteriores a 1994, através de um regime excecional e transitório.