Novidades Património Classificado

O Município de Coimbra foi informado pela Diretora Geral da Direção Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, que a Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional da Cultura emitiu parecer favorável à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP) do Solar da Quinta do Regalo, jardins, capelas, telheiro, fonte e tanque, na Quinta do Regalo, geria, União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, concelho e distrito de Coimbra, bem como a fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP)…
Através da Portaria n.º 266/2016, 2ª série, n.º 181 de 20 de setembro, foi classificado como Monumento de Interesse Público o Edifício sede do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC). ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Foi publicado em Diário da República o projeto de Decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) do edifício sede do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), na Rua Castro Matoso, 18, Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, concelho e distrito de Coimbra. Esta decisão está em consulta pública, durante…
"Por despacho de 4 de setembro de 2015 do Diretor-Geral da DGPC, Dr. Nuno Vassallo e Silva, foi determinada a abertura do procedimento de classificação do cemitério do Seminário Maior de Coimbra, incluindo os três edifícios, os jardins e os muros envolventes, na Rua Vandelli, Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu), concelho e distrito de Coimbra.
«A capela-mor da Igreja de S. Domingos, na Rua da Sofia em Coimbra, foi classificada como Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho, com a denominação "Igreja de São Domingos (capella-mor) inacabada".
“Abertura de procedimento de classificação do Cemitério da Conchada, na Alameda da Conchada, Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), concelho e distrito de Coimbra“.
Através da Portaria 131/2015, publicada no Diário da República, 2.ª série — N.º 36 — de 20 de fevereiro de 2015, foi classificado como Monumento de Interesse Público o Palácio da Quinta da Portela, também designado como Palácio dos Marqueses de Pomares, e respetivo jardim fronteiro. Este palácio fica situado na Quinta da Portela na, freguesia de Santo António dos Olivais, concelho e distrito de Coimbra.
Por despacho de 1 de julho de 2014 do Diretor-Geral da DGPC, Dr. Nuno Vassallo e Silva, foi determinada a abertura do procedimento de classificação da Casa-Museu Miguel Torga, na Rua Fernando Pessoa, 3, Coimbra, freguesia de Santo António dos Olivais, concelho e distrito de Coimbra. O referido imóvel encontra-se em Vias de Classificação, de acordo com o n.º 5 do artigo 25.º, da Lei n.º 107/2011, de 8 de setembro. Os imóveis em vias de classificação e os bens imóveis localizados na zona geral…
“Através da Portaria n.º 311/2014 publicada no Diário da República, 2ª Série, n.º 92 de 14 de maio, foi fixada a zona especial de proteção (ZEP) da Igreja da Sé Velha, em Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), concelho e distrito de Coimbra, classificada como Monumento Nacional (MN) pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no Diário da República, n.º 136, de 23 de junho de 1910. Os bens imóveis localizados na zona especial de…