O decreto-lei n.º 555/99 de 16 de Dezembro, com a redacção introduzida pelo decreto-lei n.º 26/2010 de 30 de Março (artigo 119.º), consagra que as câmaras municipais devem manter actualizada (e disponibilizar no sítio Internet do município) a relação das servidões e restrições de utilidade pública especialmente aplicáveis na área do município, nomeadamente: Zonas de protecção de imóveis classificados, ou em vias de classificação, reservas arqueológicas de protecção e zonas especiais de protecção de parque arqueológico a que se refere a Lei n.º 107/2001, de…
Bem-vindo ao Sistema de Informação Geográfica do Município de CoimbraOs Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são hoje um dos principais pilares da modernização administrativa autárquica. Neste contexto a Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza online, desde 2011, alguns dos temas que constituem o seu SIG contribuindo, desta forma, para dar a conhecer o seu território e disponibilizar o acesso a serviços online no domínio da informação geoespacial. Assim, os utilizadores poderão usufruir de uma plataforma informática que permite, entre outras funcionalidades, a consulta do Plano Diretor…
A Publicitação dos incentivos concedidos no âmbito dos Fundos Estruturais é uma obrigação consagrada na legislação nacional e comunitária pelo que os beneficiários são responsáveis por informar o público sobre os financiamentos que lhe são atribuídos ao abrigo dos fundos comunitários (Reg CE 1828/2006 de 8 Dezembro, alterado pelo Reg. CE  846/2009 de 1 Setembro). Ver Documento
A Câmara Municipal de Coimbra está a elaborar o Plano de Urbanização da Entrada Poente e Nova Estação Central de Coimbra (Interface Intermodal), de acordo com um conjunto de princípios e ideias-chave. Aviso - DR (414.53 KB) Avaliação Ambiental Estratégica / Relatório de Definição de âmbito O plano está sujeito à Avaliação Ambiental Estratégica, de acordo com a legislação em vigor, processo este iniciado com o "Relatório de Definição de Âmbito" Os cidadãos interessados podem participar com sugestões através do seguinte formulário: AQUI.
Neste ano que agora atravessamos, é altura de olhar em frente, sem renegar nunca as nossas raízes e o nosso riquíssimo passado, mas com os olhos postos na modernidade, nas novas tecnologias, nas questões ambientais que a todos devem preocupar. É também altura para ver erguer novos projectos que foram lançados a devido tempo, apesar das dificuldades que, entretanto, dada a frágil conjuntura económica, foram surgindo. Através deste ‘novo' sítio do Município de Coimbra, para além da informação actualizada e da tentativa de proporcionar cada…
"Coimbra encontra-se hoje perante enormes desafios, significativas transformações e num momento de viragem, que obrigam a uma atitude pró-activa, inovadora e determinada, para que possa assumir o seu papel no desenvolvimento do país, da região e, em particular, da área por si mais directamente polarizada.   Neste ano que agora atravessamos (2005), é altura de olhar em frente, sem renegar nunca as nossas raízes e o nosso riquíssimo passado, mas com os olhos postos na modernidade, nas novas tecnologias, nas questões ambientais que a todos devem…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) passou a disponibilizar, recentemente, incentivos que se traduzem em poupanças significativas nos custos associados à reabilitação de imóveis ou outras operações urbanísticas. Incentivos que se consubstanciam na redução das taxas previstas no Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, Taxas e Compensações de Coimbra (RMUE).
  O Município de Coimbra e a Polícia de Segurança Pública, num esforço conjunto para travar a prática repetida de vários tipos de incidentes e crimes, a degradação acentuada do mobiliário urbano, escrita vandálica em monumentos classificados, ocupação indevida de imóveis devolutos e furtos diversos, uniu esforços para elaborar uma metodologia de implementação de um sistema de videovigilância da zona central da cidade. Todas as práticas ilícitas são agravadas nesta zona histórica da cidade uma vez que apresenta um conjunto populacional envelhecido e o edificado…
Cidade Univer(SC)idade - Regenerar e Revitalizar o Centro Histórico de Coimbra  
Com o lançamento do projecto CASA PRONTA, foi criado um novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes actos num balcão único e de forma imediata. Neste espaço, os cidadãos, as empresas e as entidades públicas intervenientes nos processos de transmissão e oneração de imóveis têm acesso a serviços e a informação de apoio aos procedimentos CASA PRONTA. Desde o passado dia 14 de Janeiro que a Câmara Municipal de Coimbra interage directamente com o novo serviço CASA…