Câmara avança com reabilitação energética dos bairros da Rosa e da Conchada

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai abrir dois concursos públicos para as empreitadas de reabilitação energética dos Bairros da Conchada e da Rosa, que visam beneficiar o desempenho energético de 250 frações e representam um investimento de cerca de 4,1 milhões de euros. Os trabalhos vão ser efetuados ao abrigo de uma candidatura ao Centro 2020 - Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética).

A CM de Coimbra pretende, pois, otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico dos imóveis dos bairros da Rosa e da Conchada. Para isso, está prevista a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura, a aplicação de caixilharias com corte térmico e vidros duplos, a introdução de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e a melhoria da iluminação nas zonas comuns. A intervenção no Bairro da Rosa diz respeito a 222 frações, enquanto no Bairro da Conchada é referente a 28 frações.

A intervenção no Bairro da Rosa, lotes 1 a 17, tem um investimento previsto de 3,6 milhões de euros, e será dividido em cinco lotes. Por seu turno, a empreitada de requalificação energética do Bairro da Conchada tem um investimento previsto de 500 mil euros.