Apoio de 82 mil euros para a Associação Recreativa, Cultural e Social de Cioga do Monte

A Associação Recreativa, Cultural e Social de Cioga do Monte solicitou apoio financeiro à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para fazer face ao recente investimento efetuado na sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Perante este pedido, o executivo camarário aprovou ontem, por unanimidade, um apoio financeiro a esta instituição de solidariedade no valor de 82.137,16 euros. O apuramento deste montante resulta da aplicação da grelha de critérios do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social, publicado em Diário da República em dezembro último.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação Recreativa, Cultural e Social de Cioga do Monte foi inaugurada em 22 de maio de 2016 e tem capacidade para 20 pessoas que beneficiam dos cuidados e atenção de 12 funcionários. Presente na inauguração, o presidente da CMC, Manuel Machado, revelou então que o Município estava disponível para ajudar a instituição.

Conforme os dados enviados à autarquia pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Cioga do Monte, o montante do investimento na construção e equipamento da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas aproxima-se dos 390 mil euros, valor ainda assim mitigado pela realização de trabalhos por administração direta que contaram com a colaboração de trabalhadores afetos à instituição. Refira-se ainda que, até ao momento, a instituição não beneficiara de qualquer apoio financeiro, local ou nacional.

A Associação Recreativa, Cultural e Social de Cioga do Monte tem como objetivos o apoio à infância e juventude, às famílias, aos deficientes e à população idosa. Complementarmente, visa o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer para a população em geral. Integra o núcleo executivo da Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela e o Conselho Local de Ação Social de Coimbra.