Gaspar e Inês incentivam ao empreendedorismo nas escolas de Coimbra

As mascotes do projeto de empreendedorismo “A Aventura do Gaspar e da Inês na Região de Coimbra”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM–RC), visitaram, esta tarde, as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico (EB1) da Quinta das Flores e de Vendas do Ceira, em Coimbra. Gaspar e Inês fizeram a delícia dos mais novos, que receberam as mascotes com alegria e fizeram questão de mostrar todo o seu espírito criativo e empreendedor. O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Alves, e a diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, Margarida Girão, acompanharam a visita de Gaspar e Inês à EB1 de Vendas do Ceira.

Hoje a tarde foi bem diferente na EB1 de Vendas do Ceira. A turma do 3º e 4º ano da escola aguardava, ansiosa, a chegada de Gaspar e Inês. E pouco passava das 15h15 quando as mascotes entraram na sala de aula e conversaram com os alunos. O tema foi o empreendedorismo. “O que é ser empreendedor?”, perguntou Gaspar. “É ser criativo”, respondeu um dos alunos. “E imaginativo!”, disse outro. E curioso, e corajoso, e até conversador, ouviu-se. “É ter boas ideias e trabalhar em equipa”, acrescentou Inês, para completar as respostas dos alunos, antes de começar a distribuir por todos um mapa da Região de Coimbra, com referência às 15 atividades que têm de realizar durante o ano letivo.

“A Aventura do Gaspar e da Inês na Região Centro” é um programa destinado a alunos do 1º ciclo de ensino, integrado no projeto “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, da CIM-RC. O programa centra-se na história do caxiense Gaspar e da conimbricense Inês, personagens com os quais “se pretende que os alunos se identifiquem, e que vivem diferentes aventuras que vão sendo relatadas durante o ano”, lê-se no site da CIM-RC.  Em Coimbra, participam no programa a EB1 de Assafarge, Almalaguês, Casconha, Quinta das Flores, São Martinho do Bispo e Vendas de Ceira.

O programa engloba um conjunto de 15 atividades que se desenvolvem em torno de uma história contada por Gaspar e Inês, que segue uma complexidade crescente e que permite que os alunos vão desenvolvendo as suas competências empreendedoras. O projeto termina com a apresentação pública do trabalho desenvolvido pelas crianças, um evento municipal que assume o título “No Palco com o Gaspar e Inês”. Trata-se, pois, de uma peça de teatro, onde se pretende que seja apresentada uma história que descreva uma aventura vivenciada entre a turma, o Gaspar e a Inês, na sua região.

O programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” envolve, agora, todos os ciclos de ensino (do 1º ciclo ao secundário) e tem como principal objetivo o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia learning by doing, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.

É dedicado aos alunos/as e docentes dos estabelecimentos de ensino dos 19 municípios da Região de Coimbra, que são Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.