Coimbra acolheu comemorações dos 40 anos da CONFAP

O auditório do ISCAC acolheu as comemorações do 40º aniversário da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais. Esta cerimónia contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, do vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, e do presidente da CONFAP, Jorge Ascenção, entre outras personalidades ligadas à área da educação.

O vereador da CMC começou por felicitar a CONFAP pelos seus 40 anos de “defesa da cidadania e defesa da participação cívica parental nas escolas”. Jorge Alves salientou o que a CMC tem procurado, “há quatro anos, que as Associações de Pais sejam claramente nossos parceiros (…) e é fruto de muitas sugestões desses parceiros (…) que fizemos um forte investimento no apoio às famílias no concelho”.

O vereador da CMC recordou que, em matéria de ação social escolar, o Município de Coimbra tem uma série de apoios às famílias. “Por uma questão de justiça social vamos muito mais para além das nossas obrigações contratualizadas com o Ministério da Educação”, salientou Jorge Alves.

As comemorações do 40º aniversário da CONFAP ficaram marcadas pela apresentação da 1ª edição do Selo Escola Amiga das Crianças, iniciativa apadrinhada pelo psicólogo e psicoterapeuta Eduardo Sá.

A CONFAP é uma estrutura confederada das associações de pais e encarregados de educação e das suas estruturas federadas, sem fins lucrativos. A sua finalidade é congregar, coordenar, dinamizar, defender e representar, a nível nacional, o movimento associativo de pais e intervir como parceiro social junto dos órgãos de soberania, autoridades e instituições.