Notícias

Programa Municipal Escolar – PRÉ-ESCOLAR Apoio à Família nas Férias Escolares [agosto/2017][alargamento do funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família nos jardins de infância da rede pública do Município de Coimbra, ao mês de agosto] A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, em reunião de 20 de junho de 2017, o Programa Municipal Escolar – Apoio à Família nas férias escolares – agosto de 2017: Durante o mês de agosto, prevê-se o funcionamento de 10 jardins de infância, distribuídos pelos 6 Agrupamentos de…
É já na próxima sexta-feira, a final do Município de Coimbra do Concurso Municipal de Ideias de Negócios, que acontece a partir das 16h00 no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Os apurados participarão posteriormente na final intermunicipal.
Atenta às dificuldades das famílias, durante as férias escolares no pré-escolar, em encontrar soluções para manter, em período de férias dos pais e encarregados de educação, as suas crianças ocupadas em locais seguros e com atividades adequadas àquela faixa etária, a Câmara Municipal de Coimbra, aprovou, em reunião de executivo de 27 de junho de 2016, o Programa Municipal de Apoio à Família – Férias Escolares 2016. Este Programa prevê o desenvolvimento de atividades, durante o mês de agosto, em 10 estabelecimentos de educação localizados…
O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou acordos de colaboração no valor global de 210.459,43 euros, que visam apoiar os alunos e os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) dos seis agrupamentos escolares da rede pública concelhia. Uma verba destinada a auxiliar os alunos que pertencem a famílias com dificuldades económicas e a ajudar nas despesas de funcionamento das escolas, nomeadamente com telecomunicações e material didático e pedagógico, efetuadas durante o ano letivo que…
No passado dia 27 de junho, a Câmara Municipal de Coimbra aprovou mais uma medida de apoio às famílias carenciadas, através do Programa Municipal de Apoio à Família – Férias escolares. Pretende-se, com esta medida de apoio social, garantir refeições gratuitas às crianças do 1º CEB, que tenham frequentado os estabelecimentos de ensino da rede pública do Município de Coimbra, sendo o encaminhamento daqueles alunos efetuado pelas Comissões Sociais de Freguesia do Município. Para o efeito, a Câmara Municipal de Coimbra, disponibilizou os refeitórios dos…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por maioria, na reunião de ontem, o Programa Municipal de Apoio à Família – Férias Escolares 2015/2016, que pretende alargar as respostas sociais existentes aos alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do concelho, nomeadamente neste período de julho e agosto. A autarquia propõe-se, assim, garantir as atividades de animação e apoio à família (almoço e horário prolongado) para o pré-escolar durante o mês de agosto, por um valor de 20 euros por…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, convidou hoje as autarquias da Região Centro e de outras áreas do país a participarem no programa “Em Coimbra há Ciência para todos”. O convite do autarca foi proferido no auditório do Exploratório Ciência Viva de Coimbra, durante a cerimónia de assinatura dos documentos que vão permitir a mais de 20 mil alunos de 50 estabelecimentos de Educação e Ensino da rede pública, particular e cooperativa concelhia participarem no programa “Em Coimbra há Ciência para…
Exposição de brinquedos antigos e de livros de caráter lúdico | Hora do conto, jogos, brinquedos e oficina criativa para crianças A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) associa-se ao projeto “Coimbra a Brincar”, uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), de que a CMC é, também, entidade parceira, e que, desde 2003, assinala o Dia Internacional do Brincar, celebrado a 28 de maio, com vários momentos de atividades e animação, que assinalam a importância do brincar, em qualquer idade. “Coimbra a Brincar”…
3.ª Edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, marcou ontem presença, na Final de Coimbra da 3ª Edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio. A entrega dos certificados aos vencedores decorreu no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. O projeto "Thermal Shock", dos alunos Afonso Miranda, Francisco Rosendo e Pedro Santos, da Escola Básica 2 e 3 Martim de Freitas [3º ciclo], orientados pela docente Albertina Melo, e a “Alheira…
O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, participou, no dia 20 de maio, nas atividades de encerramento do programa Eco-Escolas, no Centro Escolar da Solum Sul (CESS). Ângela Rodrigues, coordenadora deste programa no CESS, Rigoberto Correia, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços Região Centro, e Izalina David, adjunta do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, também marcaram presença. Jorge Alves começou por dar os parabéns a todos os que colaboraram na promoção de atividades de sensibilização e…
Por cada estabelecimento de educação e ensino está indicado um técnico da Divisão de Educação e Ação Social, que acompanhará no terreno o funcionamento dos estabelecimentos da sua responsabilidade. Consulte aqui a listagem: Técnicos de referência
"Qualificar para Melhorar" é um programa que se destina a ser desenvolvido nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) de todos os Jardins de Infância (JI) afetos à Câmara Municipal de Coimbra. Prevê-se cerca de 2 anos para a sua implementação.
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) investiu 43.398,73 euros (IVA incluído) em manuais escolares do 1º Ciclo, no ano letivo 2015/2016. A medida permite aliviar o esforço financeiro das famílias de 1447 alunos de Coimbra, que assim veem diminuídos os seus encargos ao nível da Educação. Os livros serão entregues nos primeiros dias de aulas em cada escola.
O Programa Municipal de Apoio à Família durante as férias escolares – mês de agosto, prevê o funcionamento de 10 jardins de infância, distribuídos pelos 6 Agrupamentos de Escolas existentes no Município, com vista a garantir que a oferta do Programa se estenda a toda a área territorial do Concelho.
O Centro de Atendimento da Educação e Ação Social, da Câmara de Coimbra, passou a dispor de um horário mais alargado, passando a funcionar, desde o arranque do ano letivo, das 09H00 às 17H00, incluindo o atendimento (telefónico e presencial) no período de almoço. Com esta medida pretende-se facilitar o contacto e a possibilidade de resolução mais rápida das questões que se colocam, a quem tem que recorrer aos serviços da Divisão de Educação e Ação Social.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Rosa Reis Marques, e o vereador da Educação, Jorge Alves, ambos membros do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, marcaram presença, hoje, numa ação de promoção e sensibilização para o uso dos transportes públicos. A ação, desenvolvida no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e tendo em conta o início do período escolar, decorreu no Jardim de Infância e Escola Básica do Centro Escolar Solum Sul.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o vereador da Educação, Jorge Alves, assinalaram, no dia 21 de setembro, o arranque do ano letivo, na Escola Básica (EB1) da Conchada. Num estabelecimento que recebeu vários melhoramentos por parte da autarquia (pequenas reparações, pinturas e embelezamento exterior). Já dentro da sala de aula, foi o próprio Manuel Machado quem distribuiu livros escolares, completamente gratuitos, a 19 dos 27 alunos da escola. No ano letivo que agora tem início, a CMC oferece manuais…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, consignou, no dia 29 de julho, a obra do Centro Escolar do Loreto, no valor de quase um milhão e meio de euros, na Escola Básica (EB) 1 do Loreto. Marcaram presença o vereador responsável pela área da Educação, Jorge Alves, o presidente da União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel Simões, e dois representantes da empresa adjudicatária.
[alargamento do funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família nos jardins de infância da rede pública do Município de Coimbra, ao mês de agosto] A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, em reunião de 8 de junho de 2015, o Programa Municipal de Apoio à Família durante as férias escolares – mês de agosto:
[fornecimento de almoços a crianças do 1º CEB sinalizadas com carência alimentar durante os meses de julho e agosto] A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, em reunião de 8 de junho de 2015, o Programa Municipal de Apoio à Família durante as férias escolares, para fornecimento de almoços a crianças do 1º CEB, durante os meses de julho e agosto, posicionadas nos escalões A e B da ação social escolar (1º e 2º escalões de abono de família), sinalizadas pelas Comissões Sociais de Freguesia e…