Refeições Escolares

Alimentação Escolar
Alimentação escolar no 1.º ciclo
O programa de alimentação escolar abrange todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, traduzindo-se numa taxa de cobertura de 100%.
Nos termos da legislação em vigor, cabe à Câmara Municipal assegurar, quer o subsídio de refeição aos alunos carenciados, quer suportar o diferencial entre o custo da refeição e o preço tabelado pelo Ministério da Educação para o ensino básico.

Lanches Escolares
Destinado a crianças a frequentar os jardins-de-infância e escolas do 1º CEB da rede pública.

Composição do Lanche
- lanche da manhã: composto por um pão com manteiga, ou fiambre, ou queijo, uma vez que é tomado conjugadamente com o leite escolar;
- lanche da tarde: composto por um pão com manteiga, ou fiambre, ou queijo e por uma dose individual de leite simples, ou de iogurte, ou de sumo de fruta.

Fruta Escolar
O Regime de Fruta Escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu que pretende reforçar as práticas alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição de “lanches” de fraca qualidade alimentar.
O RFE aplica-se em estabelecimentos de ensino público aos alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico e é coordenado pelos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), da Saúde (MS) e da Educação (ME).
A DGIDC, através do Núcleo de Educação para a Saúde e Ação Social Escolar (NESASE), é corresponsável pela estratégia, acompanhamento, apoio, monitorização, desenvolvimento e avaliação das atividades associadas ao RFE.
O programa “Regime de Fruta Escolar” é gratuito para todas as crianças e vai abranger um universo de cerca de 974 crianças do pré-escolar e 4006 do 1º CEB.
Considerando a importância do Programa para a implementação e a capacitação das crianças e das famílias para a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, o Município de Coimbra alargou o Programa, também, ao Pré-escolar.
A Fruta Escolar será entregue, pela primeira vez, ao Pré-escolar e ao 1º CEB, a partir do próximo mês de outubro.

Boletim de Marcação e Desmarcação de Refeições - Pré-Escolar e 1º CEB | O modelo de marcação e desmarcação de refeições [almoços e lanches], está também disponível nos estabelecimentos de educação e ensino, onde deve ser entregue.
- Plano Municipal de Ação Social Escolar - Ano Letivo 2017/2018
- Caderno de Encargos - Refeições Escolares (em actualização)

Ementas | Almoços e Lanches

Ementas das EB1 e JI do agrupamento Coimbra Centro [à exceção das EB 1 da Palheira, Cernache e Casconha}, agrupamento Coimbra Oeste, agrupamento Rainha Santa Isabel [à exceção do JI de Larçã e das EB 1 de Larçã, Adémia e Rainha Santa Isabel], agrupamento Coimbra Sul [à exceção das EB1 de Almalaguês, Castelo Viegas, Torres do Mondego e Vendas de Ceira]), agrupamento Eugénio de Castro, agrupamento Martim de Freitas (à exceção da EB1 de Martim de Freitas].

Centro Social de Torres do Mondego - EB1 de Torres do Mondego, Centro Social e Polivalente da Palheira - EB1 de Palheira, Instituto Inácio de Loyola - EB1 de Cernache e EB1 de Casconha, Centro Social e Cultural do Botão - JI e EB1 do Botão, APEE da Escola e Jardim de Infância de Vendas de Ceira - EB1 de Vendas de Ceira, Centro de Solidariedade Social da Adémia - EB1 da Adémia, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês - EB1 de Almalaguês, Centro Social de Castelo Viegas - EB1 Castelo Viegas, Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas - EB1 Martim de Freitas, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - EB1 Rainha Santa Isabel.