Cadernos de Exercícios e Manuais

A Câmara Municipal de Coimbra tem implementado várias medidas inovadoras de apoio às famílias, que vão muito além das que estão definidas por lei, nomeadamente no âmbito da ação social escolar, num investimento superior a cinco milhões de euros.

Nesse sentido, a autarquia oferece os cadernos de exercícios a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos) da rede pública, prevendo-se que a medida beneficie perto de 4 mil alunos.

Outro dos programas em vigor é o SPIN Coimbra, desenvolvido em parceria com a Book in Loop, que pretende promover a reutilização de manuais escolares, a fim de reduzir os encargos das famílias no início do ano letivo.

O modelo desenvolvido permite às famílias poupar até 80% com a aquisição dos manuais escolares, uma vez que conjuga um sistema de compra e venda online - ao entregar o manual pode-se receber até 20% do preço de venda ao público (PVP) e a aquisição fica a 60% menos que o PVP.

O Programa SPIN Coimbra permite ainda a utilização dos vouchers da Plataforma MEGA para a compra dos livros do 5º e do 6º ano.

Para além da questão financeira, a reutilização de manuais é também uma questão social e ambiental, na medida em que vai contribuir para a diminuição do desperdício de papel e para a responsabilização social e ambiental de crianças e jovens.