Notícias

A Space Layer Technologies encontra-se instalada na incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra. A empresa, que desenvolve “soluções multiplataforma para alertas em tempo real, com base em Big Data, imagens de satélite e sensores instalados em estruturas fixas e em veículos em movimento” foi visitada, no final do passado mês de julho, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado. O projeto da Space Layer Technologies SOUL- Sensor Orbservation of Urban Life foi premiado, o ano passado, no âmbito da iniciativa…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) celebrou, esta terça-feira, um protocolo com o Instituto Pedro Nunes (IPN) – Incubadora, que estabelece um apoio financeiro de 22 mil euros à atividade do Internet Innovation Hub (IHUB) de Coimbra, que se encontra instalado no IPN e visa promover o empreendedorismo e a inovação com base nas tecnologias da Internet do Futuro. Um projeto que conta com o apoio da Comissão Europeia (tecnologias FIWARE) e que a autarquia já apoia desde 2015 e irá apoiar até 2019, num…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, anunciou hoje que a TecBIS - Aceleradora de Empresas sediada no Instituto Pedro Nunes (IPN) representa atualmente um volume de negócios de 50 milhões de euros. “Quem não sabia o valor do IPN e quem diz que Coimbra não tem atividade económica, basta consultar os números”, disse o autarca, aos jornalistas, à margem de uma visita que efetuou à Book in Loop, uma das empresas inovadoras sediadas no IPN. Segundo o líder da autarquia, a TecBIS…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou ontem, por unanimidade, os princípios fundamentais para a atribuição de um apoio de 22 mil euros que irá permitir continuar a atividade do Internet Innovation Hub de Coimbra, que se encontra instalado na IPN-Incubadora desde o início de 2015. Além destes 22 mil euros para a atividade deste ano, a CMC já apoiou este projeto em 2015 e 2016, estando previsto que a comparticipação do Município de Coimbra totalize 110 mil euros até 2019. Conforme refere…
A vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, participou hoje na cerimónia de atribuição dos prémios do Concurso de Ideias e Planos de Negócio “Arrisca C”, que decorreu no auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC). Os prémios Arrisca C visam estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas. O evento contou com a presença de Filipe Almeida, em representação da ministra da Presidência e da…
Visita promovida no âmbito da comemoração dos 180 anos da AIP O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, participou, esta manhã, numa visita à sede da farmacêutica Bluepharma, realizada no âmbito no âmbito do programa das comemorações dos 180 anos da Associação Industrial Portuguesa (AIP). O evento contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Oliveira, e uma comitiva constituída pela direção e empresários associados da AIP. Ao longo dos seus recém-cumpridos 16 anos, a Bluepharma, situada em São Martinho…
Sessão de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) decorreu hoje no Salão Nobre da CMC O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje o edital do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe. O regulamento deverá ser publicado dentro de duas semanas, em Diário da República, entrando em vigor 15 dias úteis após essa publicação. O Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe permitirá ao Município…
A Câmara Municipal de Coimbra vai realizar uma sessão de divulgação e esclarecimento sobre apoios ao investimento disponíveis para o concelho de Coimbra, no próximo dia 15 de maio, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. A CoimbraMaisFuturo, associação reconhecida como Grupo de Ação Local para a implementação e gestão de linhas de financiamento a atividades agrícolas e empresariais nas freguesias rurais de Coimbra, irá apresentar os apoios LEADER/DLBC rural, dando especial destaque ao SI2E, um sistema de apoio ao empreendedorismo e…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) participou ontem no Seminário Nacional sobre o tema “Pensar a Cidade: A Dimensão Urbana no Desenvolvimento Sustentável”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, organizado pela Direção Geral do Território e promovido pelo Ponto URBACT Nacional e pelo Fórum das Cidades. Uma iniciativa que reuniu decisores políticos e técnicos, de nível local, nacional e europeu, “numa reflexão sobre a dimensão urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão territorial, com particular…
O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de segunda-feira, a versão final do Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – COIMBRA INVESTE. O novo regulamento deverá agora ser analisado e votado pela Assembleia Municipal de Coimbra. Trata-se de um instrumento de que o Município não dispunha e que, além de incentivos ao investimento, estabelece regras de alienação de lotes nos parques industriais municipais, ou outros terrenos, que, até ao momento, não se encontrava suficientemente sistematizada.…
A reunião de dois dias do projeto URBACT III Gen-Y City terminou ontem à noite, com a maioria dos cerca de meia centena de participantes, oriundos de 12 cidades europeias, a considerarem esta jornada de trabalho, troca de experiências e conhecimento de Coimbra como bastante produtiva e interessante. A conjugação harmónica das visitas planeadas com as diversas sessões de trabalho tornaram - segundo a opinião do consultor internacional que acompanha o projeto, Jim Sims – a reunião de Coimbra num dos melhores encontros internacionais realizados…
O encontro da rede URBACT “Gen-Y-City”, que reúne em Coimbra, hoje e amanhã, cerca de meia centena de representantes das 12 cidades europeias que compõem esta rede, já começou. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Turismo e Juventude, Carina Gomes, deram as boas vindas, logo pela manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aos participantes neste encontro que tem como objetivo principal a partilha de boas práticas para a fixação de jovens nos centros das…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, visitou ontem as instalações do primeiro Intermarché de Coimbra, situado em Santa Clara. A nova superfície comercial, com data de abertura oficial marcada para o próximo dia 28 de março, criará 60 novos postos de trabalho, número que poderá ainda aumentar. Os vereadores da CMC do Urbanismo e da Proteção Civil, respetivamente Carlos Cidade e Jorge Alves, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, o presidente da União das Freguesias de Santa…
O presidente Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, participou, esta manhã, na cerimónia inaugural da ampliação do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Bluepharma, com os ministros da Saúde e da Economia, respetivamente, Adalberto Campos Fernandes e Manuel Caldeira Cabral, além de Paulo Barradas, presidente do Conselho de Administração da Bluepharma. Para o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a Bluepharma representa “um bom exemplo de empresa que conseguiu transformar o que era uma multinacional presente em Portugal numa multinacional portuguesa presente em todo o…
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, realizou ontem uma visita de trabalho ao iParque. Recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Paulo Mendes, e pelo respetivo vogal, Magalhães Cardoso, o autarca ficou a par do atual estado de desenvolvimento desta infraestrutura, assim como das perspetivas de futuro. No encontro participaram também os vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes. A visita incidiu especialmente no Business Center Leonardo da Vinci, que nesta altura se encontra preenchido com a presença de 14 empresas. É também…
Investimento de 15 milhões de euros permitirá criar 100 novos postos de trabalho O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, nos Paços do Município, a escritura de compra e venda de um terreno camarário, que ficará na posse da Bluepharma - Indústria Farmacêutica S.A., pelo valor de 326.083,50 euros. A aquisição do imóvel visa o investimento de 15 milhões de euros, por parte da farmacêutica, na construção de uma nova unidade industrial, que permitirá criar cerca de uma centena de…
O CEARTE e a CoimbraMaisFuturo vão realizar no próximo dia 30 de novembro (quarta-feira) pelas 18H00 nas instalações do CEARTE (Rua António Sérgio, nº 36 - Zona Industrial da Pedrulha em Coimbra), uma sessão de apresentação das linhas de apoio ao investimento previstas no Programa COIMBRA 2020. Esta sessão focará em particular a Medida 213 - Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, para projetos com custo elegível entre os 10.000 e os 200.000 euros e cujo prazo para apresentação de candidaturas decorre até 31 de…
Abertura de período de apresentação de candidaturas | Diversificação de atividades na exploração agrícola (Anúncio N.º 001/CMF/10213/2016) A CoimbraMaisFuturo - Associação de Desenvolvimento Local abriu a 10 de novembro o período de apresentação de candidaturas à medida 10.2.1.3 Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, financiada no âmbito do PDR2020. Termina a 31 de janeiro de 2017, o prazo para a submissão de projetos de investimento em áreas de atividade não relacionadas com a produção agrícola dinamizadas por agricultores ou membros do seu agregado familiar. A…
No âmbito do projeto “Promoção do Espirito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM da Região de Coimbra em parceria com seis Centros de Formação de Professores da Região, promove o Colóquio “Empreendedorismo e Criatividade na Região de Coimbra”, que decorrerá nos próximos dias 4 e 5 de novembro de 2016, no Coimbra Business School - ISCAC, em Coimbra. O colóquio é acreditado e destina-se a professores do ensino pré-escolar, básico e secundário/profissional, estando também abertas inscrições para estudantes, profissionais da área da educação e…
O Web Summit realiza-se de 7 a 9 de novembro e conta com a participação de mais de duas mil empresas de todo o mundo, que se diferenciam pela seu desenvolvimento no setor das novas tecnologias e inovação. Neste evento, a Região Centro representará 20% das empresas portuguesas (startups), consideradas mais inovadoras. Para além da presença das empresas, este evento deverá contar, este ano, com 40 mil participantes, mil investidores e 650 oradores das maiores tecnológicas globais. O concurso “Road2WebSummit”, promovido pelo Governo e pela…