Coimbra e Miranda do Corvo recebem Campeonato do Mundo de Trail Running 2019

Coimbra e Miranda do Corvo são as cidades anfitriãs do Campeonato do Mundo de Trail Running 2019, que deverá trazer à Região Centro mais de 1500 atletas de várias seleções mundiais, entre os dias 6 e 9 de junho do próximo ano. Um evento organizado pela Associação Abutrica, responsável pelo Trilho dos Abutres, com o apoio das Câmara Municipais (CM) de Coimbra e Miranda do Corvo. O vice-presidente da CM Coimbra, Carlos Cidade, participou hoje na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Convento São Francisco, e elogiou o esforço que foi feito para que o Campeonato do Mundo fosse novamente em Portugal, destacando a importância de a Região Centro receber eventos desta natureza.

“Quero saudar a organização pelo esforço que fez para trazer para a região um Campeonato do Mundo e saudar a parceria com o município de Miranda do Corvo. A realização destes eventos é de extrema importância”, referiu Carlos Cidade, não só pelo seu caracter internacional, pelo número de pessoas que movimenta, pela divulgação da Região Centro fora de portas, mas também por permitir que que se ganhe “capacidade de organizar, com eficácia, rigor e exigência, eventos desta dimensão”. “Não tenho dúvidas nenhumas que será um sucesso”, acrescentou o vice-presidente da CM Coimbra, reforçando que a região, pelas suas características naturais, “tem todas as condições para a prática do Trail Running”.

Carlos Cidade lembrou que Coimbra e a região acolhem cada vez mais eventos de Trail Running e considerou, por isso, que “este Campeonato do Mundo é a cereja em cima do bolo”. Uma opinião partilhada pelos presidentes da CM Miranda do Corvo e da Turismo Centro de Portugal, respetivamente Miguel Baptista e Pedro Machado. “É uma realidade que tem vindo a evoluir ao longo destes anos. A Região Centro está na linha da frente do Trail Running”, considerou Miguel Baptista. “Estes grandes eventos [desportivos] são, como dizia o Carlos Cidade, a cereja no topo do bolo. Eles potenciam a marca Região Centro”, afirmou, por sua vez Pedro Machado, justificando: “Porque não é só o que vai acontecer aqui em junho [o reflexo que tem na economia local], é o que vai acontecer depois do evento”.

Portugal recebe assim, pela segunda vez em dois anos (a primeira foi em 2016, no Parque Nacional Peneda-Gerês), o Campeonato do Mundo de Trail Running. O evento arranca com a cerimónia de abertura, que está marcada para o dia 6 de junho, na Praça do Comércio, em Coimbra. O campeonato propriamente dito, constituído por duas provas – uma de 42 e outra de 50 quilómetros – vai decorrer nos dias 8 e 9 de junho no concelho de Miranda do Corvo, que acolhe ainda a cerimónia de encerramento, marcada para o dia 9 de junho, na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo.

O Campeonato do Mundo de Trail Running 2019 é organizado pela Associação Abutrica, em parceria com a Associação Internacional de Trail Running, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação Trail Running de Portugal, as CM de Coimbra e Miranda do Corvo, a Turismo Centro de Portugal, a Associação Aldeias de Xisto e a empresa Berg como sponsor.

A organização do evento espera bater o recorde de países participantes – superando os 50 que estiveram presentes na última edição, que decorreu em Espanha – e estima que este tenha um retorno de um milhão e meio de euros.