CM Coimbra alavanca construção de Complexo Desportivo e Centro Olímpico de Ginástica

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião ontem, por maioria (tendo votado contra os eleitos pelo PSD e pelo Somos Coimbra), a abertura de um concurso público para a concessão de um terreno municipal para a construção e exploração de um Complexo Desportivo Integrado e Centro Olímpico de Ginástica, na Av. Mendes da Silva.

Esta é uma forma da autarquia ajudar a “encontrar soluções para novos equipamentos desportivos de modalidades em crescimento, como a ginástica Acrobática e de Trampolins, que exige um espaço próprio e muito específico, que designamos de Centro Olímpico de Ginástica”, lê-se na informação analisada na reunião de Câmara.

Segundo o mesmo documento, este complexo será “destinado às centenas de jovens que praticam esta modalidade, nas suas várias especialidades, em condições deficitárias”.

A CM Coimbra considera assim “fundamental”, lê-se também no documento, “criar condições que permitam a construção destes novos equipamentos e instalações desportivas, aproveitando quer a existência de terrenos municipais disponíveis junto de zonas urbanas, quer o interesse de eventuais entidades privadas que queiram investir nesta área”.

O terreno municipal, situado na Av. Mendes Silva, tem uma área de 9394m2, uma área de implantação de 4645m2 e uma cércea máxima de 2 pisos e de 3 pisos, conforme indicado na planta de estudo de ocupação e estacionamento subterrâneo do terreno.

O procedimento a adotar será o de concurso público e o critério de adjudicação o de melhor relação qualidade-preço.

Essa proposta, que já tinha ido à reunião de Câmara de dia 18 de junho, já recebeu a necessária ‘luz verde’ da Assembleia Municipal de Coimbra, tendo voltado à reunião do executivo municipal para aprovação, também, das peças de procedimento – tais como o caderno de encargos, programa do concurso e anúncios – e do júri do concurso.