Ministro da Educação acompanha preparativos para os Jogos Europeus Universitários

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, visitaram, ontem, os últimos preparativos para os Jogos Europeus Universitários (EUG) 2018, que decorrem em Coimbra de 15 a 28 de julho. O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, acompanhou a visita ao Estádio Universitário e à Escola Poeta Manuel da Silva Gaio.

“Para a Câmara Municipal de Coimbra é uma satisfação poder organizar em Coimbra o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal”, salientou Carlos Cidade, manifestando o seu agrado pela parceria estabelecida com as restantes entidades.

O autarca garantiu ainda que tudo estará pronto a tempo do início dos EUG 2018. “No último dia dos Jogos, podemos olhar para trás, e afirmar: valeu a pena!”, frisou Carlos Cidade. Recorde-se que a autarquia de Coimbra investe cerca de 2,8 milhões de euros na realização deste evento.

De 15 a 28 de julho a EB 2/3 Poeta Manuel da Silva Gaio, primeiro local desta visita, será o quartel-general do Comité Organizador dos Jogos. No momento foi ainda celebrado um protocolo de cooperação entre a Escola e a Universidade de Coimbra (UC). O documento assinado pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, e pela diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Conceição Malhó Gomes, permite a realização, neste espaço, de atividades culturais e educativas e, também, a cedência do espaço para o Centro de Acreditação, área de escritórios do staff do Comité Organizador e da EUSA, entre outros.

A comitiva prosseguiu depois para os Pavilhões 1 (Badminton e Basquetebol), 2 (Voleibol) e 3 (Futsal, Judo e Voleibol) do Estádio Universitário. Seguiram-se visitas ao Estádio de Honra (Râguebi), o Campo de Futebol e o Complexo de Ténis.

A visita dos governantes terminou com a apresentação dos atletas da Associação Académica de Coimbra que irão participar nos EUG 2018. O presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, o secretário-geral dos EUG 2018, Mário Santos, o presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, Empresa Municipal, Victor Carvalho dos Santos, entre outros membros das instituições parceiras da iniciativa, também estiveram presentes na visita.

Os EUG 2018 deverão concentrar, durante duas semanas, em Coimbra, cerca de quatro mil jovens universitários, oriundos de 45 países. Um projeto partilhado de uma forma construtiva e integrante entre a CMC, a AAC, a UC e a FADU.