Autarquia apoia eventos desportivos da Queima das Fitas com cerca de 15 mil euros

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de ontem, a concessão de apoios, na sua maioria financeiros, a seis eventos desportivos integrados no programa da Queima das Fitas 2018, e que totalizam 14.368,42 euros. As seis competições são organizadas por diferentes secções da Associação Académica de Coimbra (AAC). Trata-se do Open Internacional Queima das Fitas (Secção de Xadrez), da 37.ª Edição da Regata Internacional (Secção de Desportos Náuticos), do Rali Queima das Fitas (Secção de Desportos Motorizados), do XI Meeting Cidade de Coimbra (Secção de Natação), do Torneio de Sevens Queima das Fitas (Secção de Rugby) e do 3º Torneio Internacional Queima das Fitas (Secção de Patinagem).

O Open Internacional Queima das Fitas 2018 em xadrez decorre entre 27 de abril e 1 de maio, sendo proposto atribuir uma comparticipação financeira no valor de 500 euros para fazer face às despesas associadas ao evento, que é visto como uma forma de alavancar e promover a modalidade.

Por seu turno, a 37.ª Regata Internacional Queima das Fitas realiza-se a 12 de maio e, neste caso, é proposta uma isenção de custos no valor de 4248,42€. Este valor tem em conta a presença de uma ambulância, equipa de mergulhadores e respetiva embarcação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (que totaliza 2089,22€), Polícia Municipal (840€), reforço de higiene (177,30€), cedência de viatura para transporte de barcos e pontões (212,10€), controlo de estacionamento de autocaravanas na zona do Centro Náutico na véspera da prova (560€), montagem de uma bancada na margem esquerda do rio Mondego (243,60€) e a cedência e transporte de 20 cedros para o Centro Náutico (126,20€).

O Rali da Queima das Fitas sai para a estrada a 12 de maio. Para esta competição, o valor de comparticipação financeira previsto é de 2500€, para despesas associadas ao evento, a que acresce a isenção de custos com o acompanhamento do evento por parte da Polícia Municipal (1120€), totalizando um apoio de 3620€.

O XI Meeting Cidade de Coimbra em natação realiza-se de 26 a 28 de maio. Trata-se da prova com maior comparticipação financeira por parte da CMC: 5000€, como forma de alavancar e promover a modalidade e para fazer face às despesas associadas ao evento.

O Torneio de Sevens em Rugby realiza-se a 28 de abril e tem um apoio de 1000€. Por fim, o 3º Torneio Internacional da Queima das Fitas, pretende promover e divulgar as modalidades de Hóquei em Patins e de Patinagem Artística.