Judocas portugueses destacam-se na Taça da Europa de Juniores em Coimbra

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, recebeu, este fim de semana, a Taça da Europa de Judo na categoria Juniores. Dois dias recheados de combates emocionantes e intensos, onde se destacaram os judocas portugueses.

Os judocas portugueses voltaram a destacar-se no segundo dia da Taça da Europa de Juniores, ao conquistarem uma medalha de ouro (Patrícia Sampaio) e uma de bronze (Miguel Alves). A estes resultados, os atletas lusos juntaram 4 lugares de finalista (5º e 7º lugar). O diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Paz, marcou presença no evento e entregou troféus e medalhas aos vencedores.

Durante dois dias defrontaram-se, em Coimbra, os melhores jovens judocas do Mundo. Portugal esteve presente com 101 Atletas (65 masculinos e 36 femininas), num total de 455 Atletas (287 masculinos e 168 femininas) em representação de 25 países.

Na categoria feminina -78 kg, a Medalha de Bronze do Campeonato do Mundo de Juniores 2017 - Patrícia Sampaio mostrou-se imparável, somando 4 ippons em 4 combates. Patrícia começou por eliminar a britânica Shelley Ludford já dentro do último minuto do combate. Nos quartos-de-final conseguiu derrotar a espanhola Lucia Perez Gomez em 57 segundos. Voltou a encontrar uma adversária espanhola – Claudia Santamaria Garcia na semifinal, conseguindo um waza-ari, antes do ippon final. Na grande final defrontou a italiana Anna Fortunio, que conta com algumas medalhas em Taças da Europa de Cadetes e Juniores. A jovem portuguesa procurou atacar desde o primeiro segundo, mas só conseguiu o ippon aos 90 segundos com um Shime Waza (estrangulamento), após um excelente trabalho no chão. Com esta vitória, Patrícia Sampaio conquista a Medalha de Ouro desta Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018.

Miguel Alves (-81 kg) eliminou os seus dois primeiros oponentes, Tammar Abbud da Suécia e Ryan Van Donkelaar da Holanda, por ippon. Nos quartos-de-final cedeu frente ao russo Smitrii Kharitonov (Vice-Campeão Europeu de Cadetes em 2016). Somou mais duas vitórias por ippon nas repescagens, derrotando o israelita Guy Gurevitch e o francês Paul Livolsi. Na luta pelo pódio defrontou o holandês Coen Van Winden. O jovem luso procurou atacar e forçou o erro do seu adversário que somou o terceiro shido (penalização) aos 2 minutos e 54 segundos do combate, dando a vitória ao atleta português. Com este resultado, Miguel Alves conquista a Medalha de Bronze.

Na categoria -100 kg masculina, Alexandre Teodósio não entrou da melhor forma na competição, sendo derrotado na primeira eliminatória pelo russo Denis Bakanov (que viria a conquistar a Medalha de Ouro com 4 ippons em 4 combates e é vencedor de 2 Taças da Europa de Cadetes) por ippon. Alcançou a sua primeira vitória nas repescagens contra o espanhol Alejandro Calvo Garcia, conseguindo o ippon em 1 minuto e 17 segundos. Garantiu o lugar no Bloco de Finais após eliminar o seu compatriota Diogo Brites – o combate foi bastante equilibrado, indo para período de ‘ponto de ouro’ empatado com um waza-ari para cada lado, mas nessa fase Teodósio mostrou-se superior, conseguindo o segundo waza-ari e o respetivo ippon. A luta pelo Bronze revelou-se bastante equilibrada contra o russo Valeriy Endovitskiy (5º classificado no Campeonato do Mundo de Cadetes 2017). O português começou em desvantagem, mas conseguiu igualar o resultado com um waza-ari. A cinco segundos do fim foi incapaz de evitar o segundo waza-ari do russo que assim consumou a vitória. Com este resultado, Alexandre Teodósio termina num honroso 5º lugar.

Destaque ainda para o 7º lugar alcançado pelos atletas Cátia Rosa (+78 kg), Diogo Brites (-100 kg) e Ailton Cardoso (+100 kg).

A nível coletivo, a Seleção Russa conseguiu contrariar a tendência e superioridade da Seleção Espanhola no primeiro dia. Os russos somaram, no total, 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze.

Durante os dois dias do evento, Portugal conquistou 1 Medalha de Ouro e 4 Medalhas de Bronze, alcançando ainda 2 quintos lugares e 5 sétimas posições, classificando-se no 5º lugar do Ranking dos países presentes.

A partir de hoje e até quarta-feira, dia 21, realiza-se em Coimbra, um Estágio Internacional com equipas Juniores e Seniores do Canadá, Colômbia, Rússia, Noruega, Finlândia, República Checa, Roménia, Suécia, Espanha e Portugal, contando com a Medalha de Ouro do Grand Slam de Ekaterinburg – Telma Monteiro.

O judo vai continuar com uma agenda intensa durante os próximos meses na cidade e em maio, nos dias 26 e 27, realiza-se a Taça da Europa de Cadetes (Cadet European Judo Cup) e, de 28 a 30, o Estágio Internacional de Judo (EJU Cadet Training Camp). Em junho, no dia 16, Coimbra recebe a VI Taça António Lopes Aleixo. Os eventos de judo referenciados contam com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, num valor superior a 11 mil euros.

Resultados Finais

Femininos