Meia Maratona de Coimbra juntou seis mil participantes

A IV Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento juntou, este domingo, cerca de seis mil participantes nas três provas do evento: meia maratona (21 km), mini maratona (10 km) e caminhada (5 km). Nuno Lopes e Inês Monteiro foram os grandes vencedores da meia maratona, enquanto José Sousa e Olga Serdym conquistaram os primeiros lugares na mini maratona.  A IV Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento foi coorganizada pela GlobalSport e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e teve a importante missão de dar a conhecer a todos os participantes o património da UNESCO.

O disparo de partida foi dado pelo vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, quando eram 10h30. Os primeiros atletas, candidatos à vitória na meia maratona, iniciaram a corrida, a bom ritmo, e seguiram o seu percurso rumo à meta instalada no Parque Verde do Mondego. Pela linha de partida, passaram ainda os participantes na mini maratona e todos os que aderiram à caminhada solidária, cuja metade da receita das inscrições irá ser doada a instituições de solidariedade social de Coimbra. Ao todo, segundo informação da GlobalSport, participaram seis mil pessoas no evento.

Nuno Lopes (1h04m27s) foi o grande vencedor da meia maratona na categoria masculina, seguindo-se Pedro Rocha (1h05m58s) e Youssef Kalai (1h06m08s). Já na feminina, Inês Monteiro (1h15m23s) subiu ao primeiro lugar do pódio, Carla Martinho (1h16m09s) ao segundo e Solange Jesus (1h17m16s) ao terceiro. A mini maratona foi ganha por um atleta da casa, do União Clube Eirense, José Sousa (29m14s), seguindo-se Carlos Nunes (30m19s) e o academista Rui Lopes (30m34s). Olga Serdym (34m14s) foi a melhor nos 10km, vencendo por 40 segundos Cátia Costa (34m54s). O terceiro lugar foi ocupado por Paula Reis (35m06s).

A entrega de prémios decorreu pelas 12h30 e contou com a participação de Carlos Cidade e do diretor do departamento de cultura, turismo e desporto da CMC, Francisco Paz.

Esta foi a sexta etapa do circuito Running Wonders - Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais. A próxima vai decorrer em Évora.

As classificações gerais da Meia Maratona de Coimbra podem ser consultadas em: http://runningwonders.com/RW2017_Classificacoes/classificacoes_coimbra.php?Evento=21K.