Meia maratona corre-se no domingo para dar a conhecer o património de Coimbra

A Meia Maratona de Coimbra - Corrida do Conhecimento realiza-se no próximo dia 22 de outubro, a partir das 10h30 - uma coorganização da GlobalSport e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O evento conta com três provas: Meia Maratona (21 km), Mini Maratona (10 km) e Caminhada (5 km), e é a sexta etapa do circuito Running Wonders – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais.

Ontem, em conferência de imprensa, o diretor do departamento de cultura, turismo e desporto da CMC, Francisco Paz, e o diretor executivo da prova, Paulo Costa, apresentaram a corrida, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

Francisco Paz afirmou que “esta é uma boa forma de promover o património”. Como disse, “há muita gente a correr e por isso este evento é importante”. “Com esta corrida, o Município tem como principal interesse promover a cidade a nível nacional”, explicou Francisco Paz. “Queremos que a prova cresça”, concluiu.

Por seu turno, Paulo Costa referiu que “esta é também uma boa forma de conhecer o património da UNESCO”. Como explicou, “a corrida vai ter atletas de nível nacional, o que prestigia a prova, havendo mesmo alguns que querem vir a Coimbra bater os seus records pessoais”.

Os principais candidatos aos 21 km da Corrida do conhecimento são António Pedro Rocha, Bruno Paixão, Paulo Gomes e Rui Teixeira, no lado masculino, e Carla Martinho e Inês Monteiro, no setor feminino. Paulo Costa não deixou de sublinhar o importante papel da caminhada solidária, em que metade da receita das inscrições irá ser doada a instituições de solidariedade social de Coimbra.

O diretor executivo da prova referiu ainda que este ano a mesma irá ser acompanhada por cinco ciclistas com desfibrilhadores, para prevenir eventuais emergências. “Este é um projeto de sustentabilidade total, que tem como missão transmitir hábitos saudáveis, daí ter sido escolhida a cor verde”, disse Paulo Santos, apontando para o cartaz da prova.

A corrida, que prevê atingir os seis mil participantes, conta novamente com o apoio da TVI/TVI 24 que fará várias reportagens a partir de Coimbra.

A prova partirá da Universidade, situando-se a meta no Parque Verde do Mondego. O trajeto foi pensado de forma a minimizar perturbações ao nível de trânsito.

As inscrições podem ser feitas aqui até quinta-feira. Depois deste dia, quem se quiser inscrever pode dirigir-se ao secretariado da prova que este ano está instalado no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.