Corrida Pedro e Inês juntou cerca de 400 participantes em Coimbra

A V Corrida Pedro e Inês, que decorreu ontem em Coimbra, juntou perto de 400 atletas junto às margens do Mondego, entre os que optaram pela corrida, de 10 Km, e a caminhada, de 5km. Takahiro Ishida foi o grande vencedor desta quinta edição da prova, nos masculinos, com um tempo de 32m45s, seguido de Hugo Fontes (33m07s) e de Vítor Pleno (33m15s). Já nos femininos, Joana Quintã foi a mais rápida, com um tempo de 44m49s, com Matilde Sanches a ocupar o segundo lugar (45m31s) e Paula Silva o terceiro (47m59s). A V Corrida Pedro e Inês foi organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Xistarca.

Integrada no Circuito Nacional de Estrada 2017, a prova principal da Corrida Pedro e Inês desenrolou-se num percurso de 10 Km e teve como alvo atletas profissionais e federados, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade. Ao mesmo tempo, decorreu outra corrida, com vertente também de caminhada, numa distância de cerca de 5km e fisicamente menos exigente, que permitiu, assim, a participação de todos os interessados.

No total, alinharam na iniciativa cerca de 400 atletas, um número inferior ao do ano passado, que, segundo José Abreu, da Xistarca, pode ser justificado pelo facto de a prova se ter realizado a seguir a um feriado (5 de outubro) e muitas pessoas terem optado por ir gozar o fim de semana fora da cidade. Esta “é uma das provas de atletismo mais bonitas do país”, afirmou ainda José Abreu, em declarações ao Diário de Coimbra. O responsável salientou também, agora em declarações ao jornal As Beiras, que esta foi “a melhor organização de sempre” da Corrida Pedro e Inês.

Mário Teixeira foi homenageado nesta quinta edição da prova, à semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, com outros atletas conimbricenses de grande relevância para o atletismo nacional e internacional. O homenageado recebeu a medalha das mãos de Francisco Paz, da CMC, num reconhecimento da autarquia ao enorme contributo que o professor tem dado ao desenvolvimento do atletismo em Coimbra. Já foram homenageados neste evento José Carvalho, Conceição Moura, Aniceto Simões e Helena Carvalho.

A Corrida Pedro e Inês pretende, assim, abrir novos caminhos na vertente do exercício físico em Portugal, incentivando não só a experimentação desta modalidade por parte do público em geral, mas estimulando também a prática contínua de exercício pela população mais sedentária. É ainda objetivo deste evento permitir ao cidadão comum o acesso a provas de atletismo em diferentes cidades do país.