Portugal falha qualificação para o Mundial de Basquetebol

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos de Basquetebol venceu, hoje, a Bielorrússia por 79-78, após prolongamento, num jogo disputado no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. A vitória por um ponto não foi, contudo, suficiente para a Seleção Portuguesa conseguir qualificar-se para o Mundial de 2019. Um jogo emotivo, com o público presente, que encheu a bancada aberta do pavilhão, a gritar efusivamente por Portugal. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, assistiu à partida.

O jogo foi disputado até ao último segundo, com Portugal e a Bielorrúsia a alternarem constantemente na liderança do marcador. A perder a minutos do fim, a equipa das quinas conseguiu levar a partida para prolongamento pela mão de Fábio Lima, mas apesar de ter estado com oito pontos de avanço, acabou por vencer apenas por um ponto, não conseguindo, assim, apurar-se para o Mundial de 2019. “Portugal classificou-se no terceiro lugar do Grupo D, com quatro derrotas em outros tantos jogos”, lê-se no site da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Na boa exibição da formação lusa, destacam-se, em termos estatísticos, “Fábio Lima (16 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências), Nuno Oliveira (15 pontos, 4 ressaltos e 7 assistências), Miguel Queiroz (11 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) e Arnette Hallman (10 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola), enquanto no adversário bielorrusso há que mencionar Artsiom Parakhouski (16 pontos, 17 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento)”, refere a nota da federação.

Um evento que foi organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra.