Coimbra Trail Aeminium saiu à descoberta do Património Mundial com mais de meio milhar de participantes

O Coimbra Trail Aeminium saiu hoje à rua, pelas 21:00h, onde mais de meio milhar de participantes foi à descoberta da beleza do Património Mundial da Humanidade espalhado pela cidade de Coimbra, como fez questão de referir o vereador da Câmara Municipal de Coimbra Carlos Cidade, nas palavras que proferiu aos participantes antes da partida.

O Coimbra Trail Aeminium é um evento desportivo organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com o apoio da Coimbra Trail Running e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. O desafio deixado aos participantes foi o de, numa noite com clima de verão, conhecerem os locais mais emblemáticos do centro da cidade numa das duas modalidades propostas: uma corrida de 10km ou uma caminhada de 5 km, sendo que o acesso a ambas foi gratuito, o que possibilitou a participação de todos os interessados, tendo isto sido possível através do apoio da autarquia em 5968 euros para a realização do evento.

A correr ou a caminhar, foram percorridas as ruas e as vielas da cidade, subidas escadarias, atravessadas arcadas e túneis, com um trajeto que começou na Baixa e subiu à Alta da cidade, passando pelo pátio das escolas da Universidade e voltando à meta na Praça 8 de Maio.

Faneka Marques (DCI/CCDR Pedrulha-Mealhada), Igor Castro (Escola de Atletismo de Coimbra – JPaiva) e Carlos Correia (OzXtreme RDA) subiram ao pódio da corrida sénior masculino, enquanto que no feminino foram Susana Rodriguez Echeverria (Coimbra Trail Running), Tânia Batista e Paula Vidas (Coimbra Trail Runnig). Já na classificação por equipas venceu a OzXtreme RDA, seguida da Coimbra Trail Running e da Jogging Lovers Coimbra.

No final da prova os participantes apontavam esta como uma experiência única a repetir, onde imperou o espírito desportivo e aventureiro.