Coimbra BD cresce a cada ano e conquista cada vez mais público

A Coimbra BD – 4ª Mostra Nacional de Banda Desenhada recebeu, esta tarde, a visita da vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes. A autarca visitou os 24 editores e livreiros presentes, cumprimentou os artistas convidados, assistiu a uma sessão de desenho livre promovida pelo Salão 40, e tirou fotografias com alguns cosplayers que, este ano, chegaram logo no primeiro dia da mostra, e não apenas para o desfile e concurso de cosplay, que vai decorrer amanhã, às 15h00, na Casa Municipal da Cultura. Em declarações aos jornalistas, Carina Gomes mostrou-se satisfeita com o crescimento do evento, que este ano tem ainda mais editores e livreiros, e com a afluência do público, que é cada vez maior.

“Até ao momento e do que já ouvi hoje, está a correr bem em termos de público e de vendas. As pessoas estão satisfeitas, tantos os livreiros e editores, como os artistas convidados, o público que vem ver a mostra e participar na vertente de animação, nos workshops, sessões de autógrafos”, referiu a vereadora da Cultura da CM Coimbra, durante a visita à Mostra, destacando o facto do evento estar a crescer de ano para ano e a mobilizar cada vez apaixonados por esta arte. Razões que justificam a aposta da autarquia nesta expressão artística e cultural e que comprovam que a Coimbra BD já conquistou o seu espaço no calendário nacional de eventos de Banda Desenhada.

Carina Gomes destacou ainda o facto de já se verem cosplayers no recinto. “Estão aí desde o primeiro dia, mesmo o desfile sendo amanhã, o que é uma novidade. A Coimbra BD já faz parte do circuito deles”, salientou a vereadora, recordando que o desfile e concurso de Cosplay é sempre um momento muito aguardado e que está marcado para amanhã, às 15h00. Mas há muito mais para ver no último dia da mostra. Há exibição de curtas-metragens, integradas no périplo nacional dos “Filminhos Infantis à Solta pelo país” e pela “Zero em Comportamento”, logo às 10h00, workshops, hora do conto e sessões de autógrafos dos artistas convidados, das 16h00 às 18h00, que valem bem a pena pela sua originalidade: demoram um pouco mais do que é normal, mas não se ficam pela assinatura do nome, há sempre um desenho associado.

A quarta edição da Coimbra BD destaca-se ainda pela novidade da programação paralela apresentada pelo MOTELX Coimbra, a decorrer no Convento São Francisco, que reforça o evento com cinema de terror adequado a diferentes faixas etárias. E, pelo segundo ano consecutivo, conta também com convidados internacionais, avançando assim para a consolidação da internacionalização desta iniciativa cultural. São eles o belga Étienne Schréder, autor do livro “O Segredo de Coimbra” (a mais importante edição BD que tem a cidade de Coimbra como cenário e personagem) e o desenhador italiano Fabio Celoni. Além destes, marcam presença uma dezena de autores nacionais, representantes do vasto universo da criação artística para a “9.ª Arte”, designadamente, ao nível da escrita, do argumento para BD ou da ilustração.

A quarta edição da Coimbra BD termina, então, amanhã ao final da tarde. Um evento promovido pela CM Coimbra, que conta, mais uma vez, com a colaboração da livraria “Dr. Kartoon” (especializada em Banda Desenhada) e agora também da “Comic Heart”.