Inaugurada exposição de fotografia de Pedro Medeiros que fica até janeiro na Sala da Cidade

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carina Gomes, inaugurou, esta tarde, a exposição “Hikari (Luz, Light)”, do fotógrafo Pedro Medeiros. A mostra, de entrada livre, estará patente na Sala da Cidade dos Paços do Município até 19 de janeiro e pode ser visitada de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, com acesso pela Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

Carina Gomes começou por dar as boas vindas a todos à Sala da Cidade, evidenciando que este espaço foi recuperado pela autarquia e reaberto como sala de exposições em 2014. “Um espaço de excelência (…) que deve acolher exposições sobre a cidade de Coimbra ou de artistas que estejam de alguma forma ligados à cidade”.

Carina Gomes agradeceu a Pedro Medeiros a escolha da Sala da Cidade para expor “uma exposição de excelente qualidade, tão diferente daquilo que tivemos até agora”. “É uma honra para a Câmara Municipal acolhermos o trabalho de Pedro Medeiros”, concluiu.

Com curadoria de Filipe Ribeiro, esta exposição resulta dos registos captados no período em que o fotógrafo viveu em Quioto, entre 2015 e 2017.

Pedro Medeiros nasceu em Coimbra, em fevereiro de 1969. Entre 1993 e 1999, foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, nos quais trabalhou com diversos fotógrafos, nomeadamente Paulo Nozolino e Joel-Peter Witkin. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra, no London College of Printing / London College of Communication (2000-2001).

Expõe desde 1997, tendo apresentado a sua obra em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, Ucrânia e Japão. É fotógrafo freelancer desde 1999.

É autor de vários livros e monografias e está representado em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente, Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura; CAV - Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia; CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Ministério da Justiça; Embaixada de Portugal no Japão; Universidade de Coimbra.