Câmara aprova intenção de reconhecer República do Kuarenta como entidade de interesse histórico

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião de hoje, a intenção de reconhecer a Associação República do Kuarenta como entidade de interesse histórico e cultural ou social local. A decisão será agora submetida a um período de consulta pública, de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final.

A República do Kuarenta apresentou os primeiros documentos para a candidatura ao abrigo do “Regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local” no fim do passado mês de abril, tendo concluído o processo a 21 de junho.

De acordo com os elementos constantes na ficha de candidatura, a República do Kuarenta foi fundada em 1975. Mesmo não tendo evidências do início da atividade nessa data, possui documentos que garantem a longevidade superior a 25 anos exigidos por lei.

Uma das peculiaridades desta República é que numa parede possui um mural com os nomes dos fundadores da mesma, assim como algumas obras artísticas de gerações que habitaram a casa comunitária.

Recorde-se que a CMC aprovou, na reunião do executivo municipal do passado dia 5 de março, uma ficha de candidatura para a instrução de processos de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, de forma a auxiliar os estabelecimentos ou entidades que pretendessem ver efetivado esse reconhecimento. O objetivo passa, pois, por simplificar o procedimento, para que os estabelecimentos que se enquadrem nas categorias previstas na lei, entre eles as repúblicas de estudantes de Coimbra e as lojas com história, possam desencadear, com maior celeridade e simplicidade, o seu processo de pedido de reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural ou social local.