Nova localização da Ceirarte agrada a expositores e visitantes

A Ceirarte foi ontem inaugurada para quatro dias de festa e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, dos vereadores da CMC, Carlos Cidade e Carina Gomes, para além do presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, entre outras personalidades e autarcas locais. A Ceirarte, que celebra 27 anos de existência, conhece este ano uma nova localização, nas imediações da Junta de Freguesia de Ceira, o que parece agradar a expositores e visitantes.

Depois de visitar todos os expositores da Ceirarte, e de distribuídos os diplomas dos cursos socioculturais da freguesia, Manuel Machado dirigiu-se aos presentes na cerimónia oficial de abertura do certame. O presidente da autarquia saudou todos os presentes, relembrando as raízes da realização da Ceirarte, com a “Casa do Povo”, as várias localizações e, ainda, a importância de todos aqueles, que durante 27 anos, contribuíram com o seu trabalho para manter esta tradição com muita qualidade.

Segundo Manuel Machado, a mudança para o novo espaço foi bem acolhida. “Alguns dos intervenientes da Feira transmitiram-me a sua satisfação por estarem aqui, e isso é bom”, sublinhou.

O autarca destacou que por estes dias, próximos dos santos populares, Coimbra tem muitas festas, feiras e romarias a acontecerem um pouco por todo o concelho, o que é positivo, porque faz “parte das comunidades locais”.

O presidente da CMC defende que cada terra deve ter a “possibilidade de afirmação”, elogiando assim o facto de Coimbra não ser “um espaço de monocultura” e de ter vários fatores de atratividade. “Nenhuma faz sombra a outra. O importante é haver uma diversidade de ofertas de eventos para as pessoas visitarem. Não há muitos concelhos no nosso país com essa possibilidade”, concluiu Manuel Machado, em declarações aos jornalistas.

“Venha conhecer a arte e os sabores da nossa terra”, é o slogan que, este ano, caracteriza a mostra que pretende dar a conhecer ao público em geral o que de melhor se faz e tem esta freguesia de Coimbra. Gastronomia, artesanato e desporto são as principais atrações do certame.

A Ceirarte 2018 acolhe 32 stands com expositores, aos quais se juntam oito tasquinhas dinamizadas por coletividades da freguesia. Ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, que sempre fez parte da tradição da Ceirarte, aliam-se outras sete associações.