Câmara formaliza apoio de 180 mil euros à Orquestra Clássica do Centro

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou, esta tarde, o Protocolo de Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente em 2018 entre o Município e a Associação Orquestra Clássica do Centro (OCC), entidade gestora do equipamento cultural municipal Pavilhão Centro de Portugal, no valor de 180 mil euros. O documento, válido por um ano, tem por objeto dotar a OCC de condições necessárias ao normal desenvolvimento da sua atividade de criação e produção artísticas na área da música, em Coimbra. Manuel Machado apelou que a OCC, apesar das dificuldades, não se resigne e não desista, pois a CMC continuará a apoiar o importante trabalho desenvolvido.

Com a assinatura deste protocolo, a OCC compromete-se a cumprir o programa por si apresentado no âmbito da candidatura, bem como a divulgar e promover a música nas suas diversas vertentes, promover novos projetos e acolher projetos emergentes, definir estratégias de mediação de públicos e a incluir serviço educativo, apresentar estratégias que assegurem a continuidade e a solidez do projeto, apresentar programação regular do espaço [Pavilhão Centro de Portugal], demonstrando articulação adequada entre as produções próprias e as iniciativas externas acolhidas, integrar a atividade desenvolvida na dinâmica cultural da cidade, de forma a que o equipamento [Pavilhão Centro de Portugal] constitua um polo de atração, contribuindo para a vitalidade da área em que está inserido, assim como a realizar vários concertos em datas comemorativas.

Recorde-se que a OCC, composta por 32 elementos, tem 16 anos de existência e uma forte atividade na cidade, mas também no plano nacional e mesmo internacional, sendo considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura. A OCC organizou, o ano passado, 94 eventos, 87 atuações e introduziu no seu repertório 180 peças, e tem já concertos agendados, para este ano, em várias localidades, nas principais datas festivas, como Ano Novo, Carnaval, feriado municipal, Dia Mundial da Música e Natal.

O ato decorreu nos Paços do Município, e contou também com a presença da vereadora da Cultura, Carina Gomes. Por parte da OCC, o protocolo de colaboração foi assinado pela presidente da direção, Emília Cabral Martins, e pelo vice-presidente, António Pinho Marques.